São Sebastião pode ter 1ª praia de nudismo de São Paulo

São Sebastião, um dos territórios praianos mais cobiçados do litoral paulista, pode ter a primeira praia de nudismo de São Paulo. Uma proposta feita…

São Sebastião, um dos territórios praianos mais cobiçados do litoral paulista, pode ter a primeira praia de nudismo de São Paulo. Uma proposta feita pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) quer transformar a Praia Brava em um território oficial para receber nudistas.

Veja também: Praias de nudismo no Brasil, dicas, locais

A primeira praia de nudismo de SP

A ideia de transformar a Praia Brava em um ambiente propício ao nudismo está causando polêmica em São Sebastião. Alguns moradores mais conservadores do município não aprovam a ideia de receber banhistas nus. Os surfistas também não estão gostando nenhum pouco da proposta, pois não poderão aproveitar tanto as boas ondas do lugar.

Se a proposta de transformar a Praia Brava em uma área autorizada para nudismo for aprovada, o turismo na região será aquecido. O lugar já tem sido frequentado por nudistas, só que ainda ilegalmente.

A localização da Praia Brava é favorável para o naturismo, afinal, ela tem difícil acesso e só pode ser visitada por trilhas ou barcos. Ao lado do território se encontra a Praia de Boiçucanga, que possui proteção ambiental.

Se a Praia Brava se tornar a 1ª praia de nudismo do estado de São Paulo, ela terá as mesmas regras de outros territórios do gênero. A entrada de banhistas com roupas, por exemplo, será proibida.

As tentativas de transformar a praia de São Sebastião em uma área de nudismo já acontecem desde 2010. Neste mês de março, um grupo de praticantes de naturalismo vai voltar a discutir sobre o assunto. A FBrN pretende fazer o prefeito do município criar um decreto oficializando o nudismo na Praia Brava. Os membros da federação alegam que o estado de São Paulo, sendo o mais populoso do Brasil, deve ter um atrativo para os nudistas.

Legalizar o nudismo na Praia Brava oferece muitas vantagens, principalmente para que as regras sejam estipuladas e haja uma fiscalização na área. Em qualquer praia do gênero, é proibido práticas de conotação sexual ou obscenas.

A secretária de Turismo de São Sebastião avisou que não vai se pronunciar sobre a transformação da Praia Brava em um lugar de turismo. Ela só vai discutir a possibilidade quando houver uma lei federal abrangente.

Como a praia paulista ainda não tem o nudismo legalizado, se um visitante for flagrado sem roupa na área, poderá ser detido pela polícia por atentado ao pudor.

As praias de nudismo no Brasil

No Brasil, há cerca de 500 mil pessoas que praticam naturalismo, sendo que apenas 2 mil fazem isso de forma organizada. No país existem oito praias oficiais de nudismo, que estão situadas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo e Paraíba.

Saiba mais: 8 praias brasileiras oficiais de nudismo


Top