8 praias brasileiras oficiais de nudismo

Tomar banho de mar totalmente sem roupa é uma realidade em oito praias brasileiras que não choca e nem causa protestos ou constrangimentos. E…

Por Élida Santos em 11/10/2013

Tomar banho de mar totalmente sem roupa é uma realidade em oito praias brasileiras que não choca e nem causa protestos ou constrangimentos. E essa lista pode aumentar ainda esse ano, pois de acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), a praia Brava, localizada em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, ganhará o título de naturista. Além disso, Porto Alegre vai receber uma praia nudista, mas estão estudando qual parte do litoral é mais apropriada para a criação desse tipo de reserva.

Leia mais sobre: Praias de nudismo / naturistas no Brasil

☰ CONTEÚDO

Praias de nudismo brasileiras

A praia paulista Brava costuma receber pessoas que gostam de se banhar e passear pela areia sem roupa, mas se algum banhista se incomodar com isso o cidadão deve vestir-se ou retirar-se do local para não responder pelo crime de atentado ao pudor. Depois que foi reconhecida como praia de nudismo será mais um local onde só poderão entrar pessoas 100% nuas. Por enquanto, quem é adepto a essa filosofia pode aproveitar para frequentar uma das oito praias naturistas nacionais, que são:

– Massarandupió (Bahia)

– Barra Seca (Espírito Santo)

– Tambaba (Paraíba)

– Abricó (Rio de Janeiro)

– Olho de Boi (Rio de Janeiro)

– Galheta (Santa Catarina)

– Pinho (Santa Catarina)

– Pedras Altas (Santa Catarina) 

Saiba mais sobre: Praias de nudismo no Brasil, dicas, locais

Naturismo no Brasil

Acredita-se que cerca de 500 mil pessoas no país sejam adeptas às filosofias do naturismo. Destas, em torno de 1.200 estão inscritas na federação que regulamenta as praias e regras. Os naturistas cultuam o cuidado com o corpo, além da prática nudista. Esse modo de viver foi trazido para o Brasil por Dora Vivacqua, nome verdadeiro da atriz conhecida como Luz del Fuego. A estrela das telas praticava o naturismo na região da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, nas décadas de 40 e 50. A bela ficou  famosa, na época, por dançar com cobras enroladas ao corpo.

Praias e regras

“Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas” é somente um trecho das faltas graves em áreas naturistas. Além disso, as pessoas que seguem esse meio de vida liberal são contra danos à flora e fauna e o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. As necessidades fisiológicas devem ser realizadas em áreas próprias para isso, jamais no mar ou na areia, nas praias naturistas.  Mesmo sem usar roupas, eles recomendam o uso de canga ou toalha para se sentar na areia, somente por questões de higiene.

Top