Samsung Galaxy S5: novidades, preços, saiba mais

O tão aguardado Galaxy S5, novo smartphone top de linha da Samsung, finalmente foi apresentado, sendo uma das estrelas da edição 2014 do Mobile…

O tão aguardado Galaxy S5, novo smartphone top de linha da Samsung, finalmente foi apresentado, sendo uma das estrelas da edição 2014 do Mobile World Congress (MWC), uma das maiores feiras de tecnologias móveis do mundo, que está acontecendo em Barcelona (Espanha).

A Samsung apresentou, no MWC 2014, o novo Galaxy S5 (Foto: Divulgação)

Como era esperado, o gadget traz uma série de novidades e melhorias em relação ao Galaxy S4, a quem chega para suceder, entre as quais está o leitor biométrico, que já havia aparecido no iPhone 5S, da Apple. No entanto, ao contrário da nova geração do iPhone, onde o recurso está no botão físico, a leitura de digitais no S5 é feita na tela.

Ao passar o dedo no display, a função registra uma impressão digital não estática do proprietário, que teoricamente é mais complicada de ser burlada. A informação é criptografada e armazenada no celular, servindo como senha para desbloquear a tela, guardar arquivos pessoais e confirmar pagamentos online, entre outros recursos.

Outra grande inovação do Samsung Galaxy S5 é o medidor de batimentos cardíacos, localizado na traseira do smartphone. Funcionando em conjunto com o aplicativo SHealth, ele ajuda a monitorar várias informações a respeito da saúde do usuário, como os dados de atividades físicas, sono e alimentação, fornecendo dicas para que a pessoa se cuide melhor.

Outras novidades

Uma das principais inovações é a presença do monitor de batimentos cardíacos, localizado abaixo da câmera (Foto: Divulgação)

Algo que também chama a atenção é a câmera do S5, que tem sensor de 16 MP e novos recursos, como foco seletivo, que destaca uma pessoa ou objeto na cena fotografada, e o veloz foco automático, feito em apenas 0,3 segundo, que permite tirar fotos simultâneas sem perder a qualidade, além da possibilidade de gravação de vídeos em Ultra HD (resolução 4K). A câmera frontal é de 2.1 MP.

Outras novidades do Galaxy S5 incluem o sistema de segurança Knox, que dá mais proteção aos dados armazenados no celular; o modo Kids, através do qual cria-se um ambiente específico para as crianças utilizarem o gadget, incluindo apps infantis e outros programas selecionados pelos pais; e o recurso Ultra Power Saving, que reduz consideravelmente o consumo de energia.

O modo Kids permite que os pais controlem os conteúdos acessados pelas crianças no S5 (Foto: Divulgação)

O novo Galaxy S5 tem tela Super Amoled de 5.1 polegadas (resolução de 1920 x 1080 pixels), processador quad-core de 2.5 GHz, memória RAM de 2 GB, capacidade interna de armazenamento de 16 ou 32 GB (com possibilidade de expansão, usando cartão microSD) e bateria de 2.800 mAh.

O sistema operacional é o Android 4.4.2 (KitKat) e o celular traz ainda as conectividades 4G, NFC, Bluetooth e Wi-Fi, além de apresentar resistência à água (apenas se for molhado na superfície, sem ser submerso) e à poeira. Ele pesa 145g e tem 0,81cm de espessura.

Preços

O Galaxy S5 estará disponível em abril, oferecido em quatro cores (Foto: Divulgação)

O preço do Galaxy S5 não foi revelado pela Samsung. A fabricante promete divulgar os valores em data próxima à chegada do aparelho às lojas, o que deve acontecer no dia 11 de abril.

Nesse dia, ele estará disponível em 150 países, sendo oferecido nas cores branco, azul, preto e dourado. O Brasil tem grandes chances de receber o smartphone no dia da sua estreia.

Top