Jolla: conheça o novo smartphone

Criada há pouco tempo por ex-funcionários da Nokia, uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, a Jolla acaba de lançar o seu primeiro…

Criada há pouco tempo por ex-funcionários da Nokia, uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, a Jolla acaba de lançar o seu primeiro smartphone, que já teve cerca de 50.000 pedidos do mundo inteiro, na sua pré-venda.

Criado por ex-funcionários da Nokia, o Jolla é o mais novo integrante do mercado de smartphones (Foto: Divulgação)

Trazendo o mesmo nome da companhia, o novo smartphone Jolla roda o sistema operacional Sailfish OS, baseado no Linux e que é uma continuação do antigo MeeGo, criado pela Nokia em 2010 e aposentado em 2011. O detalhe é que ele possui compatibilidade com aplicativos Android.

O gadget conta com tela IPS de 4.5 polegadas, processador Snapdragon dual-core de 1.4 GHz, memória RAM de 1 GB e capacidade interna de armazenamento de 16 GB, que pode ser expandida com o uso de cartão microSD. Ele traz ainda câmera traseira de 8 MP com flash de LED, câmera dianteira de 2 MP, compatibilidade com a rede 4G LTE e bateria de 2100 mAh.

Os diferenciais do smartphone Jolla

O aparelho não possui botões físicos, tendo a interface baseada em gestos (Foto: Divulgação)

Se as especificações do Jolla não chamam muito a atenção, apesar de oferecerem um bom desempenho, um dos diferenciais do dispositivo está na ausência dos botões físicos, uma vez que ele tem a interface totalmente baseada em gestos. Para ativar a tela, por exemplo, basta dar dois toques nela.

O acesso aos menus é feito deslizando o dedo a partir da borda superior do display, enquanto o retorno à tela inicial acontece passando o dedo em uma das bordas laterais. Já para fechar um aplicativo, é só deslizar o dedo de cima para baixo na tela. Deslizando de baixo para cima, você visualiza as atualizações das redes sociais, conforme mostra o vídeo abaixo.

Outro destaque do novo smartphone Jolla é o recurso multitarefa real, que reúne os aplicativos abertos em widgets, na tela inicial, para que o usuário possa controlá-los sem a necessidade de abrí-los novamente. A tecnologia I²C também chama a atenção, pois permite o uso de uma capa especial, que se conecta ao aparelho e muda as cores e as fontes da interface, além de trazer o recurso NFC.

Com relação aos aplicativos compatíveis com o Jolla, a fabricante afirmou que já existem 85.000 opções disponíveis para ele, entre os quais os apps do Facebook, Skype, Twitter e Angry Birds, entre outros. O sistema de mapas é o HERE Maps, da Nokia.

Preços

O aparelho possui compatibilidade com os aplicativos Android (Foto: Divulgação)

O preço do smartphone Jolla parte de 399 euros, o equivalente a R$ 1.267,45 pela cotação do dia 29 de novembro de 2013. Por enquanto, o celular, que pesa 141 gramas e tem 9,9 milímetros de espessura, só está à venda através do site oficial do produto www.jolla.com.

Segundo a fabricante, inicialmente as entregas serão feitas apenas na Finlândia, mas, em breve, o aparelho será enviado para outros países.


Top