Saiba qual é o melhor tipo de parto

O parto normal é a melhor opção! Após nove meses de gestação, é chegado o grande e tão esperado momento, o parto. É nessa…

O parto normal é a melhor opção!

Após nove meses de gestação, é chegado o grande e tão esperado momento, o parto. É nessa hora, que a mãe, terá de tomar às decisões, que a partir dessa hora, envolverão duas vidas. Palpites são colocados em jogo, principalmente das mulheres experientes da família, como a mãe, a avó, a sogra; todas tentando orientá-la para o melhor. Porém, nem sempre a futura mãe conseguirá chegar à resposta e, nem escolher pelo melhor método. Visando a angústia das futuras e indecisas mamães, mostraremos os benefícios do parto normal/vaginal que é considerado a melhor escolha a ser feita.

Mas, por quê?

No Brasil, os índices de parto cesariano estão aumentando. Hoje, estão em torno de 43%, dados do Ministério da Saúde. Especialistas afirmam, que o principal motivo, é o medo que as gestantes têm de sentir dor, assim, como preferem ter a comodidade de poder planejar o horário e o dia que ocorrerá o nascimento do bebê.

Porém, no momento do nascimento, não devemos optar pelo que é melhor para nós adultos e sim, optar pelo que é melhor para o bebê. Imagine você, deitado em sua cama, com aquele cobertor quentinho e, de repente, surge um monte de gente no seu quarto, com aquelas luzes iluminado o seu rosto; com certeza você não iria gostar da situação e pior, iria acordar de mau humor.

Acontece quase a mesma coisa com o bebê. Até o momento da cesária eletiva (aquela em que se marca o dia e o horário), o bebê não apresentou sinais de nascimento, estando tranquilo em seu ambiente, até o momento da interrupção. O objetivo da equipe médica, e dos pais, é receber o pequeno com harmonia e amor, dando-lhe boas-vindas de uma forma suave.

Esse é um dos motivos, que nos levam a eleger o parto normal, como a melhor opção. Sem contar que, com a atual “humanização do parto” o bebê se sentirá melhor, o local a ser realizado será calmo, sem pressa para ocorrer, visando o melhor e mais bonito primeiro contato entre a mãe e o bebê recém chegado.

Leia Também:  Brasil faz convênio para trazer médicos cubanos: entenda

Outras vantagens:

  • Ao passar pelo canal de parto, ocorre uma compressão do tórax do bebê, o que colabora com a eliminação de parte do líquido amniótico (líquido que envolve o bebê na placenta), favorecendo a respiração;
  • Possibilita a amamentação assim que ocorre sua chegada;
  • A recuperação da mãe é muito mais rápida em relação a cesária.

Muitas gestantes optam pelo parto cesariano por sentirem medo da dor durante o parto normal/vaginal, porém isso é passado! Hoje, com a evolução da medicina, existem medicamentos (analgésicos) potentes que diminuem a tão temida dor.

O corpo da mulher foi preparado para o parto normal/vaginal, por isso, não tenha receios ou medo. E tenha sempre em mente que cada caso é único, devendo sempre procurar a orientação de um especialista para averiguar o melhor para você e o seu bebê.

Top