Bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser?

Saiba mais sobre as bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser. Esse sintoma pode estar associado a diferentes problemas dermatológicos e até mesmo…

Saiba mais sobre as bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser. Esse sintoma pode estar associado a diferentes problemas dermatológicos e até mesmo indicar alguma doença mais série. Leia a matéria e conheça os principais causadores de bolinhas vermelhas no corpo.

Bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser. (Foto Ilustrativa)

Bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser. (Foto Ilustrativa)

Algumas pessoas sofrem com o aparecimento de bolinhas avermelhada por todo o corpo. Na maioria dos casos, as marcas são inofensivas e não sinalizam uma doença séria. No entanto, é preciso se preocupar quando as marcas surgem acompanhadas de outros sintomas, como coceira, febre e dor local.

Leia mais: Os perigos por trás das manchas de pele

Bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser?

Confira a seguir as principais causas das bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser:

Queratose pilar

A queratose pilar é uma condição dermatológica bastante comum, já que afeta 50% da população. Ela se manifesta na pele através de bolinhas vermelhas, que se desenvolvem principalmente nos braços, nas pernas e nos glúteos.

A queratose ocorre em virtude do acúmulo de queratina na pele, que bloqueia a abertura dos folículos. Com isso, a proteína fica acumulada e se transforma em erupções. Para resolver o problema, os dermatologistas recomendam esfoliação e hidratação.

Urticária

Em alguns casos, as bolinhas aparecem acompanhadas de coceiras. (Foto Ilustrativa)

Em alguns casos, as bolinhas aparecem acompanhadas de coceiras. (Foto Ilustrativa)

As bolinhas vermelhas podem aparecer no corpo por causa de uma urticária. Essa doença tem origem alérgica e se manifesta após o contato com um agente causador, que pode ser algum remédio, picada de inseto ou alimento. As lesões de pele são múltiplas e surgem acompanhadas de coceira. Em alguns casos, as bolinhas se acumulam e formam grandes placas.

Leia Também:  Doenças transmitidas por pombos

Saiba mais: Urticária: o que é, como tratar

Pitiríase Rósea

Quando manchas avermelhadas surgem na pele, acompanhadas de coceira, pode ser sinal de pitiríase rósea. O problema tem origem viral, mas não é considerado contagioso. A cura acontece de forma espontânea, mas pode demorar até 3 meses.

Dermatite atópica

Quando as manchas avermelhadas se manifestam de maneira bem pruriginosa, pode ser sinal de dermatite atópica. Esse tipo de erupção na pele é bem comum entre bebês e crianças. As lesões se manifestam principalmente em áreas do corpo com dobras.

Se as bolinhas não desaparecerem, procure um dermatologista. (Foto Ilustrativa)

Se as bolinhas não desaparecerem, procure um dermatologista. (Foto Ilustrativa)

Brotoeja

A brotoeja é uma condição dermatológica inofensiva, caracterizada pela formação de bolinhas avermelhadas na pele. Quase sempre, essas lesões surgem acompanhadas de coceira e ardor. Para tratar o problema, é recomendado evitar exposição ao sol, banhos quentes e prática de exercícios físicos.

Veja também: Brotoejas em bebês: o que fazer

Agora você já sabe um pouco mais sobre as bolinhas vermelhas pelo corpo: o que pode ser. Se essas lesões de pele persistirem, é muito importante procurar um médico dermatologista para diagnosticar a causa do problema e realizar o tratamento. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top