As viagens em cruzeiros marítimos estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros, principalmente porque conta com tarifas acessíveis e ótimas condições de pagamento. No entanto, antes de se aventurar pelo mar em roteiros nacionais e internacionais, é necessário obter algumas informações úteis.
As operadoras de cruzeiro costumam instruir os tripulantes sobre os cuidados antes e durante a viagem. A ideia consiste em tornar tudo o mais confortável o possível para as pessoas, evitando problemas de segurança, saúde e documentação. Quem vai viajar em um cruzeiro pela primeira vez deve ficar ainda mais atento as recomendações.
Cruzeiros marítimos: dicas e cuidados
– Reservas antecipadas: melhor forma de garantir um lugar no cruzeiro, ao passo que a aproximação da data de partida significa menor número de vagas disponível.
– Itens inclusos no pacote de cruzeiro: depende muito da proposta da operadora, mas normalmente consta o transporte marítimo, algumas refeições e acomodações.
– Bagagem: tenha atenção redobrada na hora de arrumar as malas para o cruzeiro, preferindo organizar os medicamentos numa bagagem de mão para não dificultar o acesso. As malas devem estar etiquetadas para ser despachadas com segurança.
– Embarque: procure chegar com pelo menos uma hora de antecedência e evite os atrasados ao embarcar. Os tripulantes devem ainda portar toda a documentação necessária para ocupar a cabine reservada e usar roupas leves para não se sentir desconfortável. Em caso de dúvidas na hora de embarcar, peça ajuda a um funcionário.
– Segurança: há operadoras que realizam o treinamento a bordo com os tripulantes, ensinando dessa forma como se comportar em casos de emergência.
– Cabine: a cabine do tripulante consta no bilhete de embarque, podendo assim ser externa ou interna.
– Taxas portuárias: os gastos com o cruzeiro vão além do pacote, afinal, o tripulante precisa arcar com as tarifas fixadas pelas companhias marítimas. O valor reflete os impostos e taxas cobradas pelo Governo.
– Desembarque: na última noite de expedição marítima, as bagagens precisam estar devidamente arrumadas. Tenha o cuidado para não esquecer nenhum objeto pessoal na cabine e aguarde o processo de desembarque do navio, que costuma acontecer em grupos.
– Atividades do cruzeiro: cada navio possui uma programação com opções de lazer e entretenimento que satisfazem todas as idades. O tripulante terá acesso a um informativo sobre as atividades a bordo e poderá participar caso seja do seu interesse. Aproveite as piscinas, academias e restaurantes.
– Saúde: o movimento do navio é responsável por deixar muitas pessoas enjoadas, por isso é recomendado levar um remédio que ajude a conter esse problema. O balanço constante pode durar várias horas e isso causa mal-estar. É recomendado também que os tripulantes não exagerem nas bebidas alcoólicas. Nas áreas ao ar-livre do navio, tenha o cuidado de usar protetor solar.