Plantas indicadas para jardim aquático

Os jardins aquáticos são aqueles que combinam uma certa quantidade de água, proveniente de espelhos d’água, lagos, fontes e chafarizes, com a presença de…

Os jardins aquáticos são aqueles que combinam uma certa quantidade de água, proveniente de espelhos d’água, lagos, fontes e chafarizes, com a presença de plantas aquáticas e subaquáticas, sendo uma bela opção para decorar residências e imóveis comerciais.

Os jardins aquáticos são uma bela opção para decorar o ambiente da sua casa (Foto: Divulgação)

Dependendo do tamanho e da finalidade do jardim aquático, também podem estar presentes algumas espécies de peixes, como dourado e escarpas, entre outras, que dão um charme a mais a ele, deixando o local em que o jardim está ainda mais calmo, já que ele é ótimo para purificar o ar do ambiente.

Para combinar com o restante da decoração do local, é preciso escolher bem os elementos que estarão no jardim aquático, como as plantas mais adequadas, cujas opções variam conforme o tamanho do espaço, para que ele fique sempre bonito o ano inteiro e seja um ponto de destaque na casa.

Faça o seu: Jardim aquático: como fazer

Plantas usadas em jardins aquáticos

A escolha das plantas mais adequadas depende do tamanho do jardim aquático (Foto: Divulgação)

Entre as plantas indicadas para jardim aquático podemos citar as plantas flutuantes, também chamadas de plantas aquáticas, que ficam na superfície da água, podendo se movimentar de acordo com o vento. Elas não possuem enraizamento nem fixação, daí a sua liberdade de movimentos, como é o caso do aguapé, lentilha, salvinia e alface d’água, entre outras.

Outra opção está nas plantas emergentes, que são aquelas que não fixam raízes ao solo. A princípio, seus caules e folhas ficam submersos, mas aos poucos emergem, mostrando toda a sua beleza. Fazem parte dessa categoria a vitória-régia, flor-de-lótus, lírio d’água e chapéu-de-couro.

Plantas flutuantes, subaquáticas, emergentes e palustres são as mais indicadas para jardim aquático (Foto: Divulgação)

Há ainda as plantas subaquáticas, conhecidas também como plantas submersas, que ajudam a manter a água limpa e pura e devem estar em vasos, para que a terra não se espalhe pelo jardim aquático, ou fixadas diretamente no solo. Alguns exemplos dessa categoria são a sombrinha-chinesa e a íris subaquática.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre alimentos probióticos

Outras plantas e elementos indicados para os jardins aquáticos

Vários outros elementos podem deixar o jardim aquático ainda mais completo (Foto: Divulgação)

Além das plantas, o jardim aquático pode ficar ainda mais completo e bonito com a utilização de elementos como pedras, jogo de luzes, vasos, estátuas e até peixes, dependendo do tamanho do seu jardim.

Confira as dicas: Decoração de jardim aquático

O proprietário pode optar também pela utilização de plantas palustres ou marginais no jardim aquático, que são aquelas que crescem em locais pantanosos e nas margens de lagos, ficando com parte do caule e as folhas submersos, servindo como uma forma de abrigo para pequenos animais (rãs, insetos e outros animais aquáticos).

Top