Saiba o que pode bloquear a conta bancária

A abertura de uma conta bancária é algo muito positivo para a vida do cidadão, afinal, ele pode ter o controle do seu dinheiro…

A abertura de uma conta bancária é algo muito positivo para a vida do cidadão, afinal, ele pode ter o controle do seu dinheiro e realizar investimentos. Normalmente quem trabalha para uma empresa de médio ou grande porte precisa ter uma conta ativa para receber o salário.

O banco pode acabar bloqueando a conta por alguma razão. (Foto:Divulgação)

Tipos de conta bancária

Se o trabalhador deseja abrir uma conta bancária apenas para receber a remuneração a cada mês, ele deve optar pela conta salário. Esta modalidade não requer a assinatura de um contrato pelo titular, mas a negociação é feita com a instituição empregadora.

Diferente da conta corrente, na qual o correntista tem acesso a uma variedade de serviços, a conta salário é mais simples e não cobra tantas tarifas. Já a poupança é uma modalidade mais apropriada para quem deseja fazer investimentos, não operações do dia a dia ou simplesmente recebimento de salário.

Saiba mais: Esclareça dúvidas sobre sua conta bancária

O bloqueio de conta bancária

O bloqueio da conta bancária pode acontecer por diversos motivos, por isso o titular precisa ficar atento à situação para tomar as devidas providências. Veja a seguir informações sobre o que pode bloquear a conta no banco:

O bloqueio judicial é feito quando há uma ordem do juiz. (Foto:Divulgação)

Bloqueio judicial
O bloqueio judicial de uma conta é realizado pelo BACEN-JUD, um convênio criado pelo Poder Judiciário em parceria com o Banco Central. Quando o Juiz solicita o bloqueio, a instituição financeira é obrigada a impedir a movimentação de valores, debitados e creditados.

Para evitar a ordem judicial de bloqueio de conta bancária, a empresa ou pessoa física precisa verificar se não está envolvida em questões de risco, como a falta do pagamento de pensão e o descumprimento de direitos trabalhistas. O monitoramento semanal é uma forma de manter tudo sobre controle e evitar o bloqueio.

Leia Também:  Netlog Login

A instituição financeira deve manter uma relação transparente com o cliente, comunicando assim sobre as determinações de bloqueio. No entanto, não cabe ao banco fazer valer a ordem judicial, mas sim ao Poder Judiciário.

Para saber o motivo da conta ter sido bloqueada, o cliente deve procurar uma agência. (Foto:Divulgação)

Outros bloqueios
Nem todo bloqueio de conta acontece por determinação judicial. Às vezes o cidadão precisa comparecer a uma agência para o desbloqueio porque acabou informando a senha errada no caixa eletrônico ou internet. Esta medida adotada pelos bancos pode até incomodar, mas é uma forma de manter a segurança e evitar golpes.

Outro fator que pode causar o bloqueio de uma conta é a desatualização cadastral, com relação à renda, por exemplo. Se o banco notar uma ameaça de fraude na conta, ele também pode bloqueá-la por uma questão de segurança.

Se o cidadão teve a sua conta bancária bloqueada e desconhece o motivo, ele deve se dirigir até uma agência do seu banco para maiores esclarecimentos. Ele também pode entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone de SAC para obter informações sobre como proceder.

Veja também: Fechar conta corrente: passo a passo

Top