Esclareça dúvidas sobre sua conta bancária

Abrir uma conta bancária é essencial, para garantir uma movimentação de receitas de forma mais segura. No entanto, ainda é elevado o número de…

Abrir uma conta bancária é essencial, para garantir uma movimentação de receitas de forma mais segura. No entanto, ainda é elevado o número de pessoas que “se perdem”, quando o assunto é funcionamento de conta bancária.  O Mundo das Tribos resolveu facilitar a sua vida. Responderemos as dúvidas mais frequentes de muitas pessoas.

1º Posso fazer uso de todo o meu limite do cheque especial?  As pessoas que possuem uma conta corrente, acabam tendo acesso ao cheque especial. No entanto, ele é considerado um perigo para o orçamento de muitas famílias, quando não se faz o controle dos gastos, prejudicando o orçamento doméstico.

Você pode gastar todo o limite, mas não deve. O banco libera um limite de crédito, com taxas elevadas,  mas isto não quer dizer que seja necessário gastá-lo por completo.  Portanto, o cheque especial é apenas para ser usado em casos de emergência. Use-o com responsabilidade.

2º Quem define meu limite do cheque especial? O limite de crédito é definido pelo próprio banco. Ele toma por base a sua renda e,  define o valor do seu crédito. Contudo,  tome muito cuidado com os gastos, para que o cheque especial não se torne um “vício”. Saiba também que, de tempo em tempo o banco poderá ajustar o limite. Isto sempre ocorre nos momentos de atualizações de cadastros.

3º Como posso controlar a minha movimentação? Através dos canhotos dos cheques e extratos bancários, é possível um controle dos cheques emitidos. Além de ser uma “disciplina financeira”, é uma maneira de  ter maior controle sobre receitas e despesas.

4º Caso encontre algum lançamento não realizado por você, o que deverá fazer? Ultimamente, o número de golpes em contas correntes têm sido assustador.  Sendo assim,  ao verificar o seu extrato e perceber que há algum saque indevido imediatamente comunique a agência bancário, para o fato seja analisado e haja reembolso do prejuízo. Não esqueça, também, de prestar queixa na delegacia, se respaldando através do  Boletim de Ocorrência.

Agora que você já tomou nota de algumas orientações, veja alguns cuidados necessários para sua segurança:

– Ao receber os talões de cheque, confira a numeração das folhas informadas através do banco.

– Não é preciso andar com o talão na bolsa. Se precisar realizar algum pagamento, leve apenas a quantidade de folhas necessárias.

– Ao sentir que a folha de cheque foi roubada, faça imediatamente um documento, leve-o até o banco para sustar o cheque.

Procure sempre acompanhar a emissão dos cheques e o seu saldo bancário. Isto é fundamental para manter sua conta mais segura. Quem tem esta prática ser ressarcido, caso tenha prejuízo. Aproveite bem as dicas e fique mais seguro.

 

Top