Saiba cuidar do seu dinheiro depois da aposentadoria

Infelizmente, pouca atenção se dá aos cuidados sobre as finanças pessoais depois da aposentadoria. A maioria dos discursos dos educadores financeiros ressalta a importância…

Por Paulo Lima em 30/01/2013

Infelizmente, pouca atenção se dá aos cuidados sobre as finanças pessoais depois da aposentadoria. A maioria dos discursos dos educadores financeiros ressalta a importância de se planejar para o futuro e para a terceira idade, mas não aborda os cuidados que devem ser tomados quando a aposentadoria chega de fato.

Esse é um momento de mudanças significativas, já que quando se para de trabalhar, a renda sofre uma redução significativa, fazendo muitas vezes com que a pessoa tenha que adotar novos hábitos e alterar o seu estilo de vida.

Como cuidar do dinheiro depois da aposentadoria

Como a renda geralmente cai na aposentadoria, é preciso redefinir o seu orçamento para não se afundar em dívidas. (Foto: Divulgação).

Por isso, a primeira medida ao entrar nessa fase é remodelar o orçamento e eliminar alguns gastos, ainda mais porque as despesas com saúde, por exemplo, costumam aumentar na aposentadoria. Ou seja, é preciso redefinir as prioridades e passar a dar mais atenção às necessidades básicas, que incluem também moradia e alimentação.

Na terceira idade, alguns cuidados com as finanças são os mesmos de quando se está trabalhando, como não gastar mais do que se recebe. É fundamental manter o controle sobre as despesas e não comprometer o benefício com gastos desnecessários.

Veja dicas para economizar dinheiro ganhando pouco.

Não gastar mais do que se deve é fundamental para quem deseja aproveitar a aposentadoria sem dor de cabeça. (Foto: Divulgação).

Além disso, a velha caderneta de anotações pode e deve continuar sendo usada. Quem quer aproveitar sua aposentadoria sem dor de cabeça precisa registrar as contas para poder planejar o seu pagamento. Fazendo assim também é possível verificar com o que se está gastando mais e definir metas para administrar a renda de uma maneira mais eficiente.

Uma orientação importante para evitar problemas financeiros é se programar para fazer compras a prazo, tomando cuidado para não comprometer uma parcela significativa do benefício com as mensalidades. Se possível, deve-se priorizar compras à vista, que sempre são acompanhadas de generosos descontos.

Poupe para as emergências

O ideal é poupar para as emergências antes de se aposentar. (Foto: Divulgação).

A pessoa aposentada também deve se preocupar com possíveis gastos emergenciais. Portanto, para que tais gastos não comprometam seu orçamento, ela deve separar uma quantia para situações como essa. O ideal é que a pessoa acumule esse dinheiro antes de aposentar. De qualquer forma, caso ainda ela não tenha se preocupado com isso, nunca é tarde para começar.

Confira: Cuidados ao emprestar dinheiro.

Cuidado para não fazer novas dívidas

Os bancos e instituições financeiras costumam facilitar a concessão de crédito aos aposentados, já que, devido ao benefício, esses possuem uma renda continua. Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado na hora de pedir dinheiro emprestado para não comprometer o salário e se afundar em dívidas.

Antes de tomar essa decisão, o aposentado deve buscar a orientação de um profissional e ver quais os riscos ele vai estar assumindo fazendo um financiamento.

Top