Como ajudar a criança a escrever melhor

Poucas aptidões são tão importantes para a criança quanto o sucesso na escrita, dentro e fora da sala de aula. Ensinar a criança a…

Por Editorial MDT em 21/11/2012

Poucas aptidões são tão importantes para a criança quanto o sucesso na escrita, dentro e fora da sala de aula. Ensinar a criança a desenvolver as habilidades em escrever não é somente função do papel e da caneta. Ajudar as crianças as escreverem melhor significa ensiná-las a serem positivas. Confira dicas de como ajudar a criança a escrever melhor.

Os pais devem ser pacientes para ajudar os filhos a escreverem melhor. (Foto: divulgação)

Importância da escrita

Desde que o homem começou a organizar o pensamento através de registros, a escrita foi sendo desenvolvida e ganhando importância nas relações sociais, na difusão de ideias e outras informações. A criança que é estimulada a escrever regularmente, tem mais chances de adquirir esse hábito e escrever melhor.

Quanto mais cedo a criança aprende ler e escrever, melhor. O gosto pela escrita e pela leitura devem ser incentivados desde cedo. A leitura ativa a imaginação e permite que as pessoas ampliem seus conhecimentos, dominando diferentes assuntos. Dessa forma, quanto mais o pequeno praticar a leitura, maior será a sua desenvoltura na escrita. É necessário ensinar as duas técnicas juntas, para facilitar a memorização das letras.

A escrita deve ser praticada diariamente. (Foto: divulgação)

Veja também como ajudar o filho a estudar matemática 

Dicas de como ajudar a criança escrever melhor

1. Mostre as letras do alfabeto: conhecer as letras é a base para a escrita. É através das letras que são formadas as palavras. O ideal é que a criança treine diariamente a escrita, pois dessa forma ela começa a se familiarizar cada vez mais com a formação das palavras;

2. Diferenciar vogais e consoantes: a maioria das palavras é composta por vogais e consoantes, dessa forma fica mais fácil para a leitura e formação das palavras durante a escrita. Seja paciente, pois esse processo pode ser um pouco demorado;

3. Ative a escrita: ensine a criança como deve pegar o lápis de forma que fique firme nas mãos. Peça para que ele escreva letras e palavras aprendidas sobre o papel. Conforme a criança for aprimorando a escrita, peça para que ela escreva frases, cartas e outros textos, corrigindo sempre os erros;

4. Aposte nos materiais didáticos: existem vários materiais que estimulam a escrita de forma divertida e interativa. Aposte nesses recursos para ajudar a criança a escrever melhor;

5.  Incentive a leitura: a criança só conseguirá escrever bem se ao mesmo tempo praticar a leitura, sendo assim, estimule a leitura de livros, revistas e gibis, pois ajudam a assimilar melhor a escrita.

Os pais podem ajudar as crianças a escrever melhor. (Foto: divulgação)

Veja também como ajudar seu filho a estudar 

O processo de aprendizagem deve ocorrer gradativamente, para que a criança aprenda que esse momento é muito prazeroso. Os pais podem ajudar seus filhos a escreverem melhor, usando as dicas citadas. Não se esqueça de que a leitura diária e a prática da escrita são indispensáveis para que as crianças escrevam melhor.

Top