Saiba como montar uma banda cover

Algumas pessoas são tão fãs de determinada banda que com o passar do tempo surge uma vontade de aprender determinado instrumento só para poder…

Por Redacao em 29/09/2011

Algumas pessoas são tão fãs de determinada banda que com o passar do tempo surge uma vontade de aprender determinado instrumento só para poder tocar as músicas dos seus ídolos, e isto acontece com frequência. Ter uma banda que só toca músicas de um determinado artista, e imita as principais características dos músicos, como vestimenta, ou trejeitos, voz, faz com que se tenha uma banda cover.

Integrantes:

Para montar uma banda cover, é simples, pois não há segredo a ser desvendado para que isso aconteça. O idealizador da banda deve encontrar músicos que gostem também da banda em questão a ser “imitada”, ou “homenageada”, ou ao menos músicos que estejam dispostos a tocar apenas esse estilo. O mais difícil talvez seja encontrar os integrantes certos para isto, porém é possível anunciar nas redes sociais, ou em sites específicos para isso e fazer testes com os pretendentes à integrante da banda cover.

Repertório:

O ideal é escolher o repertório junto com todos os integrantes, para que todos toquem algo de sua preferência. O repertório deve ser bem abrangente, tocando músicas de vários trabalhos da banda em questão, não se esquecendo dos clássicos, entretanto não deixando de lado aquelas músicas boas, mas que não foram parar nas rádios.

Ensaio:

É a parte mais importante para que a banda consiga apresentações e um determinado público, pois se apresentar não estando em sintonia, com as músicas bem ensaiadas pode fazer da banda um fiasco total. O ideal é ensaiar quanto tempo for preciso antes de marcar algum show, até todos os integrantes estarem seguros e com o repertório muito bem ensaiado e decorado.

Show:

Quem for a uma apresentação de banda “cover” vai porque também gosta da banda em questão, e sem dúvidas o público irá querer a mesma energia de como se estivesse no show da banda original, e comparações são inevitáveis, e é por isso que a banda deve prezar por qualidade em seu som, não esquecendo que a performance conta muito para agradar a plateia.

Essas são algumas dicas para quem quer iniciar uma banda cover, e seguindo passo a passo cada instrução, será mais fácil do que se imagina ter uma banda cover.

Top