Saiba como lidar com crianças que sofrem de dislexia

A Dislexia é a dificuldade na relação som e letra. Veja como saber lidar com isso. […]

A Dislexia é a dificuldade em aprender a ler, escrever e soletrar. O maior obstáculo para seus portadores está na relação entre o som e a letra. De acordo com informações da Associação Brasileira de mesmo nome, pesquisas feitas em diversos países revelam que entre 05% e 17% da população mundial são portadores do transtorno ou distúrbio. Perante a essa situação, como saber lidar com criança disléxica?

O passo mais importante para isso é ter muita informação em mãos. Somente ela vai ajudar a entender a raiz da questão e a partir daí, os caminhos para enfrentar o dia-a-dia serão mais claros. Por exemplo, é preciso saber que a Dislexia é genética, apresenta modificações neurológicas, portanto, não é um produto de faltas de atenção, de motivação, de inteligência ou de dinheiro. Entendendo isso, sabe-se então que para obter o diagnóstico correto será preciso recorrer a uma equipe multidisciplinar de profissionais, em que cada um deles fará sua parte.

A arteterapeuta Elaine Braga Costa, em seu artigo “O Sentimento dos Pais”, fala sobre a atitude deles quando descobrem que o filho é disléxico. Ela afirma que muitos resistem em não aceitar e acabam ficando desesperados. O que deve ser feito para lidar com criança disléxica é primeiramente a aceitação e o entendimento sobre a situação. Nisso tudo, os pais também acabam aprendendo e se adaptando ao novo cenário que se abre, bem diferente daquele que geralmente é idealizado.

Contudo, antes de assumir que há realmente um transtorno presente na vida da criança, muitos pais passam por uma fase de luto, de tristeza, que também deve ser respeitada. Como é um processo, essa etapa tem de passar para dar espaço a uma uma próxima: a de cuidar do disléxico.

A criança disléxica necessita de carinho e apoio para enfrentar as dificuldades que se fazem presentes, por isso, a presença constante dos pais é imprescindível. Costa diz que é papel dos responsáveis mostrar ao filho que todas as pessoas têm barreiras na vida, que cada um é diferente do outro, mesmo aqueles que não são portadores da Dislexia e que todos têm seus pontos positivos, negativos e claro, suas limitações.

A estrada que pais de disléxicos terão de percorrer deve ser pavimentada com muito amor e tolerância. Uma forma de lidar com criança disléxica é buscar as qualidades e habilidades dela e ressaltar tudo isso sempre, segundo a arteterapeuta.

Top