Editorial MDT 01/07/2013 Bem Estar

A laqueadura dos tubas uterinas é um método de esterilização feminina que se caracteriza pelo corte ou ligamento cirúrgico das tubas. Com o procedimento, o óvulo e os espermatozoides não se encontram, não havendo fecundação. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre a laqueadura.

A laqueadura é um método contraceptivo. (Foto: divulgação)

Laqueadura

A laqueadura é um método contraceptivo feito em mulheres que não querem mais ter filhos. Trata-se de um procedimento cirúrgico que faz uma ligadura das trompas, através das quais passam os óvulos que vão em direção ao útero. As trompas são cortadas e suas extremidades são amarradas ou bloqueadas através da cauterização, anéis ou clips.

Na mulher com as trompas ligadas, a ovulação e a menstruação acontecem normalmente. Porém, com a ruptura desse caminho não há mais chances de engravidar, já que os óvulos não se unem aos espermatozoides no útero.

O médico deverá ser consultado para avaliar o caso. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a laqueadura

1. A laqueadura pode ser revertida.

Verdade. A laqueadura é um procedimento que só apresenta 50% de chances de ser revertida. Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita com cuidados microcirúrgicas, onde a taxa de reversão pode chegar em 80 dos casos. Tudo depende da forma como será feito o procedimento e da situação em que se encontra o quadro.

2. Após a laqueadura deve-se continuar usando métodos contraceptivos.

Mito. Não é necessário mais se preocupar em tomar pílula ou fazer o uso de métodos anticoncepcionais, já que o risco de gravidez é menor do que 1%. Entretanto, a mulher deve ter certeza de que não pretende mais engravidar.

3. A cirurgia de laqueadura deve ser a última alternativa da mulher.

Verdade.  A mulher deve procurar todas as opções possíveis de métodos contraceptivos como injeções, pílulas, DIU e outras opções indicadas pelo médico.

4. A cirurgia de ligadura das trompas só é indicada após os 25 anos.

Verdade. A laqueadura é preconizada pelo Ministério da Saúde somente para mulheres acima dos 25 anos de idade e com dois filhos ou mais ou para aquelas que possam ter uma gravidez de risco devido a problemas de saúde.

5. A laqueadura interfere na libido da mulher.

Mito. A laqueadura só evita que ocorra a gravidez, porém não interfere no desejo sexual feminino. Outros fatores podem estar associados a esse problema.

A laqueadura é indicada para mulheres que já tem filhos. (Foto: divulgação)

A laqueadura é um método contraceptivo que gera muitos mitos e verdades. Um dos principais questionamentos está relacionado a como reverter a laqueadura e sobre os efeitos colaterais causados pelo procedimento. Porém, esse método é muito seguro e indicado somente para mulheres que nãos desejam mais ter filhos. Para saber mais informações consulte o médico especialista.

Outros artigos

MBA na China CEIBS: MBA no Exterior

26/01/2010

MBA na China CEIBS: MBA no Exterior

Já imaginou ter a sua especialização made in China? Então saiba que essa idéia está acessível ao bolso de muitas pessoas que desejam se qualificar no exterior. C...

Festa Infantil Barata, Sugestões

10/04/2011

Festa Infantil Barata, Sugestões

O que as crianças mais gostam de comer? Pois é baseada nessa pesquisa que você pode fazer uma festa de aniversario bem barata, a maioria dos pais compram um exager...

Roupas de Marcas Importadas Onde Comprar

24/09/2010

Roupas de Marcas Importadas Onde Comprar

Quem nunca pensou na possibilidade de vestir uma roupa de uma grife famosa ou uma marca importada, pois bem, isso é possível e aqui mesmo no Brasil, existem vári...