Saiba como funciona um simpósio

Simpósio é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa, que os convidados se reuniam para beber (o verbo grego sympotein…

Simpósio é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa, que os convidados se reuniam para beber (o verbo grego sympotein significa “beber junto”), geralmente realizada depois de um banquete, em que eram realizados diálogos e conversas intelectuais. Escravos ou empregados faziam apresentações de música e dança,  enquanto decisões importantes eram tomadas.

Recentemente, o termo passou a ser atribuído a qualquer conferência acadêmica, congresso, ou um estilo de aula, ministrada em universidades, que segue um formato abertamente discursivo, e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas. As elegias simpóticas de Teógnis de Megara e dois diálogos socráticos, o Simpósio de Platão e o Simpósio de Xenofonte, descrevem os simpósios, em seu significado original.

Vários congressos, ou simpósios acadêmicos, reúnem pessoas de todas as partes para debates e indagações sobre temas pré-definidos. Um exemplo é o Primeiro Congresso Pan Anazônico de Oncologia, que tem o objetivo de fomentar as discussões e o aprimoramento técnico dos profissionais, que atuam na assistência a pacientes oncológicos. O evento acontecerá na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), de 16 a 19 de novembro.

O simpósio irá abordar temas importantes, para os profissionais da saúde e para a população em geral, que proporcionam a troca de experiências nas áreas de enfermagem, psicologia, assistência farmacêutica, fisioterapia, imunologia, diagnóstico laboratorial, além de nutrição, resíduos hospitalares e controle de infecção hospitalar. Odontologia, serviço social e gestão hospitalar, também, estão entre os temas que serão abordados durante o evento.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do 1º Congresso Pan Anazônico de Oncologia (http://www.panamazonicodeoncologia.com.br/) ou na Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas. Estão confirmadas a presença de 73 palestrantes, sendo 46 deles de Manaus e 27 conferencistas de estados como Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, Santa Catarina e Acre.

Leia Também:  Mestrado em física

Top