Saiba como elogiar o seu filho

PUBLICIDADE
Seja natural e sincera ao elogiar o seu filho. (Foto: Divulgação)

A criança precisa de reforços positivos para aprender o que é certo e o que é errado. Além disso, essas atitudes a transformam em pessoas mais esforçadas, perfeccionistas e bondosas, ou seja, preparadas para a vida. Entre eles, o reforço mais importante para que a criança se desenvolva responsavelmente é o elogio, que a faz compreender o que é bom. No entanto, não é qualquer elogio que é construtivo. Então, saiba como elogiar o seu filho.

Se a criança chega para você com um desenho na mão e você, sem nem olhar para ele, simplesmente diz: “que lindo!”, não o estará reforçando positivamente. Muito pelo contrário, estará sendo completamente indiferente e ignorante com ele. Portanto, quando o seu filho fizer algum trabalho artístico, abaixe-se à altura dele e analise o que ele fez para tentar compreendê-lo. Se estiver bonito, olhe-o nos olhos e diga: “Que lindo trabalho, meu filho! Você é um grande artista!”. Porém, se estiver faltando algo, seja sincera: “Você está pintando cada vez melhor, filho, mas tente pintar mais para dentro dos contornos da próxima vez, tudo bem?”. Assim, você o incentiva a melhorar a cada tentativa.

Os elogios às crianças de até 7 anos devem ser feitos de modo que ela os entenda, já que ainda são incapazes de analisar os seus desempenhos. Para tanto, devem identificar as suas habilidades. Por exemplo, se o seu filho tomou banho sozinho, diga-lhe: “Que menino lindo! Já sabe tomar banho sozinho!” Assim, ele encarará novos desafios para receber elogios cada vez mais contundentes.

PUBLICIDADE
As crianças devem ter as suas habilidades elogiadas. (Foto: Divulgação)

Entre os 7 e os 10 anos, as crianças precisam encontrar as suas identidades e os pais são os principais responsáveis por esse feito. Sendo assim, reforce-as de modo positivo falando de suas habilidades: “Você é uma criança tão esperta que sabe desenhar e pintar muito bem. Além disso, tem os olhos lindos!”

Já na pré-adolescência, que vai dos 10 aos 15 anos, a criança está crescendo e o seu corpo está se transformando. Por isso, ela sente muita vergonha e se acha feia. Nesse caso, elogie os seus atributos físicos mostrando que ela chamará a atenção do sexo oposto: “Que gata está a minha filha! Muitos garotos vão brigar para se casarem com você!”

Pré-adolescentes precisam ter os seus atributos físicos elogiados para aceitarem a mudança no corpo. (Foto: Divulgação)

Agora, na adolescência, é preciso ter mais tato, pois os adolescentes já sabem analisar o que é certo ou o que é errado. Por isso, quando for elogiar o seu filho adolescente, peça para que ele avalie o seu desempenho. Então, com sinceridade, diga se concorda ou não e complemente a ideia dele com o seu ponto de vista.

Para que os elogios funcionem, devem ser feitos com sinceridade e emotividade. Desse modo, a criança ou o adolescente perceberá que você age com amor e quer que eles sejam felizes.

 

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.