Saiba como decorar a varanda no verão

A varanda é uma divisão da casa que necessita de uma decoração aconchegante e charmosa. Durante os meses mais quentes do ano, o ambiente…

Por Isabella Moretti em 06/01/2012

Uma fresca e aconchegante varanda de verão

A varanda é uma divisão da casa que necessita de uma decoração aconchegante e charmosa. Durante os meses mais quentes do ano, o ambiente residencial passa a ser mais frequentado pelos moradores, que buscam um refúgio para descansar, meditar e até mesmo ter contato com a natureza.

Como a varanda passa a ter uma importância mais acentuada durante o verão, ela requer um visual sob medida. É válido apostar em novas combinações de móveis, trocar as plantas e até mesmo fazer algumas mudanças no revestimento. O uso das cores no espaço também será um meio de influenciar na atmosfera, tal como os objetos decorativos.

O verão altera a decoração em muitos aspectos, principalmente porque algumas pessoas sentem a necessidade de ambientes mais frescos e arejados. A varanda deve ser eficaz neste sentido, sem excentricidades ou excesso de elementos que possam “sufocar” a divisão da casa.

A varanda também pode ser apresentada no imóvel como a continuação de outro cômodo, como é o caso da sala de estar e cozinha. Numa proposta caracterizada por integração, o espaço amplo se transforma numa contemporânea varanda gourmet, um perfeito ambiente de convívio para a família.

Como decorar uma varanda de verão?

Móveis confortáveis decoram a varanda, sem falar no emprego das cores refrescantes

– Móveis: os itens mobiliários precisam oferecer conforto às pessoas, além de combinar com a proposta de decoração. Procure usar peças práticas e que consigam aumentar a sensação de lazer dentro do espaço.

Encontre meios de trazer aconchego para a varanda através dos móveis, como é o caso das peças confeccionadas com fibra sintética. Caso o item apresente algum tipo de estofamento, dê preferência ao tecido acrílico ou qualquer outro material sintético que não comprometa o conforto.

Quando se trata de mobília para a varanda, dá para apostar em espreguiçadeiras, namoradeiras, poltronas, sofás, mesinha de centro. Em espaços limitados, é necessário ter cuidado para não sufocar as dimensões e aproveitar as peças compactas.

– Revestimento: use um tipo de madeira uniforme para decorar a superfície horizontal. Nas paredes, dá para apostar num acabamento mais trabalhado com decks ou mesmo jardim vertical. A madeira de demolição e o bambu são materiais recorrentes na hora de revestir.

Abuse das plantas na sua varanda

– Paisagismo: os canteiros floridos e folhagens ajudam a deixar a varanda com um clima mais aconchegante. As pequenas árvores em vasos também contribuem com a aparência da divisão.

– Cores: para deixar a varanda com um clima mais tranqüilo e relaxante, opte por uma decoração com cores frias. Experimente destacar também o verde como um dos principais tons para favorecer a sensação de liberdade oferecida pela natureza. Caso a intenção seja dar um toque energético, adicione cores quentes.

Aproveite as dicas para desenvolver o seu projeto pensando na ideia de montar um lugar arejado e fresco.

Top