Roupa de cama para o inverno: como escolher

Com a chegada da temporada mais fria do ano, surge a necessidade de trocar a roupa de cama. Ao fazer isso, a pessoa deve…

Por Isabella Moretti em 25/05/2012

Escolha peças de qualidade e confortáveis para vestir a cama de inverno.

Com a chegada da temporada mais fria do ano, surge a necessidade de trocar a roupa de cama. Ao fazer isso, a pessoa deve considerar as baixas temperaturas para escolher as peças adequadas, visando sempre o conforto e o bom descanso nas noites de outono e inverno.

A categoria roupa de cama é formada por diversos produtos, uma variedade que muitas vezes pode acabar deixando o consumidor confuso sobre quais peças comprar. Por isso é importante tomar cuidado na hora de selecionar os melhores modelos de lençóis, fronhas, colchas, cobertores e edredons.

Para definir os itens que serão usados na sua cama durante o inverno, é essencial considerar alguns fatores que avaliar as características de cada produto.

Em primeiro lugar são consideradas as fibras, ou seja, quantidade de fios tecidos por polegada e que definem a maciez de cada peça. Para desfrutar de conforto e durabilidade, a melhor escolha é o produto com pelo menos 200 fios. Vale alertar ainda que, quanto maior a quantidade de fios, mais sofisticado e caro se torna a roupa de cama.

Outro aspecto que precisa ser levado em conta são as tramas, isto é, o trabalho feito com as fibras. A peça pode ser percal (durável, plana e básica), acetinado (encorpado, macio e sofisticado) e adamascado (desenho incorporado no tecido).

Saiba mais: Roupa de cama – como guardar

Como escolher roupa de cama de inverno?

Quanto maior a quantidade de fios, mais quente, confortável e sofisticado se torna a peça.

Enquanto no verão a roupa de cama é mais leve e refrescante, no inverno ela deve aquecer as noites frias e proporcionar conforto às pessoas. Durante a temporada de temperaturas baixas, recomenda-se usar lençóis com flanelas, pois eles aquecem e não causam alergia.

Para tornar a cama mais aconchegante no inverno, experimente vesti-la com peças 100% algodão. Os produtos com este tipo de tecido são bonitos e resistentes, mas podem custar um pouco mais caro do que as outras peças devido ao seu corte rigoroso no fio. A roupa de cama que adota estas características dura por muito tempo e não corre o risco de sofrer deformações.

Cuide da roupa de cama para não sofrer com os ácaros.

No inverno aumenta a incidência de alergias respiratórias, por isso é essencial comprar uma roupa de cama que não intensifique o problema. Prefira então as peças confeccionadas com algodão puro para não sofrer com as reações alérgicas, como coriza, tosse e coceira na garganta.

Para usar a roupa de cama que ficou guardada por muito tempo no armário, é necessário fazer uma boa lavagem para combater a ação dos micro-organismos que interferem na qualidade do sono, como é o caso dos ácaros. Sempre que possível, procure colocar as peças no sol, tal como o colchão.

Veja também: Como organizar roupa de cama

Top