Roupa de cama: como guardar

O quarto de solteiro ou casal só fica bem arrumado quando a roupa de cama está organizada em uma repartição do armário. As peças…

Para encontrar as peças com mais facilidade, separe-as por cores.

O quarto de solteiro ou casal só fica bem arrumado quando a roupa de cama está organizada em uma repartição do armário. As peças que aquecem nas noites frias e garantem conforto devem ser armazenadas adequadamente para não afetar a estética do ambiente e nem interferir no dia-a-dia dos moradores.

Leia mais: Organizar armários – dicas, como fazer

Como guardar roupa de cama?

Não existe uma regra exata para guardar roupa de cama e conservar as peças, mas alguns critérios podem facilitar a tarefa de organização. Uma forma de evitar confusão na hora de encontrar lençóis, fronhas, edredons e outros artigos é guardando o jogo de cama todo junto, ou seja, numa mesma repartição.

Diferente das roupas, que são trocadas com certa frequência, as peças que vestem a cama demoram mais tempo para substituírem outros conjuntos. Desta forma, é mais viável organizar a roupa de cama na parte superior do armário.

Dobre as peças levando em conta o espaço disponível para armazená-las.

Antes de dobrar a rouparia, é importante avaliar o espaço onde elas serão guardadas para facilitar a organização e melhorar o visual do interior do móvel. Por exemplo, quando a repartição é muito pequena, as peças devem ser dobradas de uma forma que facilite o armazenamento e não crie uma bagunça dentro do guarda-roupa.

Quando a quantidade de roupas de cama é grande, vale a pena adotar um critério de organização para facilitar o encontro das peças na hora de usar. Uma maneira bem eficiente é aplicando no seu armário um sistema de cores para separar edredons, lençóis, fronhas e até mesmo toalhas.

Nem sempre é viável ter muitas trocas de roupa de cama armazenada no armário, isso acaba ocupando muito espaço no interior do móvel e ainda cria uma bagunça na hora de encontrar peças. Para fazer uma arrumação prática, selecione os quatro melhores jogos de cama para armazenar no guarda-roupa e se livre das peças velhas. Esta forma de triagem com certeza será muito importante para manter a organização.

Para escolher as melhores peças, leia: Sugestões de roupa de cama para o quarto

Dicas para organizar roupa de cama

Reduza o volume dos edredons pesados.

1. Na hora de guardar os lençóis, é interessante estabelecer categorias e dobrar as peças com muito cuidado para manter um só volume. As pilhas devem ser feitas também de acordo com o tamanho de cada jogo;

2. Os edredons costumam ser lavados no final do inverno, mas poucas pessoas sabem que eles devem ser guardados apenas quatro dias depois da lavagem para que os tecidos possam secar completamente;

3. Para contar com mais espaço dentro do armário, procure ensacar os edredons maiores e mais pesados, mas se preocupe em escolher um tipo de embalagem apropriado, como é o caso do plástico grosso. Outra estratégia para reduzir o volume é usar um aspirador de pó para retirar o ar e, em seguida, vetar bem a embalagem para evitar o acúmulo de poeira e insetos.

 

Top