quinta-feira, 8 de dezembro de 2022 - 08/12/2022 06:54:53
MundodasTribos

Viajar é a melhor maneira de recuperar as energias e deixar o estresse para trás, mas é preciso escolher o lugar certo para o passeio, principalmente lugares em meio a natureza longe do caos das grandes metrópoles. Uma excelente dica de roteiro de viagem é Porto Belo, um dos mais encantadores pontos do Litoral centro-norte do estado de Santa Catarina.

Com beleza ímpar, as praias calmas, as trilhas suaves, os pequenos restaurantes no centro da cidade e a beira mar encontam os turistas. Sem falar nas inscrições rupestres na ilha de Porto Belo, os bares flutuantes entre as praias do Araçá e Caixa d’Aço e a vista maravilhosa que se abre aos visitantes do alto do Estaleiro. Logo a cidade é recheada de belezas e também c0nta com o diferencial de ter sido colonizada por açorianos a mais de 250 anos, tudo isso transformou esse lugar em parte da rota do sol do estado de Santa Catarina.

O que este artigo aborda:

Como chegar a ilha?

Barcos de pescadores e escunas fazem o translado dos visitantes do continente à ilha. Sem qualquer tipo de preocupação, pois a baía abrigada proporciona uma travessia muito tranquila e muito segura. Em Porto Belo você encontrará uma praia de areia clara, águas calmas e protegidas sendo próprias para banho e esportes náuticos.

Com o quiosque de esporte náutico você pode contar com ótimas opções, como o passeio de lancha e a emoção da banana boat. As várias opções de trilhas subaquáticas oferecem a prática segura do mergulho até para crianças e mergulhadores iniciantes.

Trilha terrestre

A observação da paisagem que é realizada dentro da mata cobre quase toda a ilha, revela curiosidades da fauna e da flora, a trilha possui placas indicativas e estrutura de passarelas.

A caminhada inclui visita a Pedra da Cruz, relíquia arqueológica com inscrições talhadas nas rochas, há milhares de anos nos antigos habitantes da região. No mirante, localiza-se um dos mais altos pontos da ilha, o visitante pode desfrutar de uma das mais belas paisagens panorâmicas da região.

Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Porto Belo

– Eco Museu Univali – é o espaço que integra cultura, hábitos e costumes da história da comunidade, além de exposições variadas. Esqueletos de uma baleia bryde e de uma falsa orca recebem o visitante já na escadaria do espaço cultural.

Nesse local tem também os grandes mamíferos da Era do Gelo que são a grande atração da exposição que reúne todos os representantes da Mega Fauna do Sul do Brasil. Ainda tem o salão das tartarugas, exposição de cetáceos, laboratório do naturalista Dr. Goffergê.

– Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos – um linda capela construída em estilo açoriano, erguida no ano de 1814 (segunda construção em alvenaria mais antiga de Porto Belo) sendo utilizado trabalho escravo. Para a fixação das paredes que medem cerca de 1.50metros de espessura foi utilizado óleo de baleia como componente da argamassa. É um dos principais atrativos culturais do município.

– Morro da TV – localiza-se no centro do município, imponente e receptivo a adeptos das caminhadas que são brindados com uma incrível vista panorâmica de quase todo litoral de Porto Belo.

– Praça dos Pescadores – é um local típico com fortes traços açorianos, onde encontram-se os pescadores nativos que conduzem os visitantes em seus barcos até a ilha de Porto Belo.

– Praia de Porto Belo – do trapiche dos pescadores partem os barcos pesqueiros, catamarãs e escunas para os passeios marítimos da região. São diversos roteiros, com várias durações que oferecem desde um simples banho de mar até mergulhos com equipamento de pesca esportiva.

É nessa praia que chegam os Cruzeiros Transatlânticos que levam milhares de turistas brasileiros e estrangeiros à cidade, durante todo o verão.

– Ilha Porto Belo – esse é um dos melhores passeios de Porto Belo, a ilha oferece infraestrutura completa para entreter os visitantes como: serviços de mergulho com snorkel, aluguel de caiaques e Jet skis, além de tirolesa e passeios de banana boat.

– Praia do Estaleiro – para visitar essa praia é preciso ter espírito aventureiro, pois é preciso pegar a estreita estrada do Araçá, passar pela vila do mesmo nome e pelo Caixa d’Aço. São cerca de sete quilômetros com trechos asfaltados e de terra, ao final há uma pequena praça onde é possível estacionar.

Para descer até a praia, há uma trilha íngreme de cerca de 150 metros. A praia não tem nenhuma infra-estrutura, por tanto é necessário levar garrafinhas de água para se hidratar.

Gostou? Acesse o site oficial de Porto Belo se quiser mais informações, também existe um serviço telônico especial para atender você e esclarecer dúvidas, o número é: (47) 3369-5638

Opção de hotel

– Pousada Porto Belo

http://www.pousadajardimportobelo.com.br

Contato: (47) 3369-4040

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Pacotes de viagem para Nordeste julho de 2013

Pacotes de viagem para Nordeste julho de 2013

Pacotes de viagens Carnaval 2016 para o Chile

Pacotes de viagens Carnaval 2016 para o Chile

Viagem de Navio Para Buenos Aires

Viagem de Navio Para Buenos Aires

Viagem Para Himalaia, Dicas Pacotes

Viagem Para Himalaia, Dicas Pacotes

Preços dos melhores hotéis do Brasil

Preços dos melhores hotéis do Brasil

Pacotes turísticos para Vitória – Espirito Santo

Pacotes turísticos para Vitória – Espirito Santo