segunda-feira, 28 de novembro de 2022 - 28/11/2022 18:24:16
MundodasTribos

Caxias do Sul é a segunda maior cidade do estado e esta localizada na encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, a cidade é famosa por sua culinária com pratos como galeto que é o frango assado no espeto com polenta frita, que foi trazido pela colonização italiana que é bem forte na região. A cada dois anos é realizada a Festa da Uva onde são expostos produtos da região, mas não são apenas os produtos alimentícios, mas as maquinas pesadas que são fabricadas pela industria metalúrgica.

Caxias é conhecida como  a “Perola das Colônias” sua economia é uma das mais dinâmicas do Brasil e esta presente em muitos mercados internacionais, possui altos índices de desenvolvimento  econômico e humano, a sua cultura também se internacionalizou e dispõe de varias instituições de ensino superior gabaritadas e também apresenta uma significativa vida artística e cultural em suas mais variadas manifestações, uma cidade cultural que vem crescendo consideravelmente.

O que este artigo aborda:

Pontos turísticos de Caxias

Se você quer conhecer Caxias deve começar pelos principais pontos turísticos que a cidade oferece além da excelente gastronomia. Veja quais são eles:

– Museu da Ambiência – Casa de Pedra

A Casa de Pedra é hoje um museu foi construída na penúltima fase do século XIX, ela tem dois pisos e rejunte de barro e foi transformada em museu no ano de 1975, e possui no seu interior objetos que retratam os afazeres dos imigrantes e de seus descendentes. Esses objetos foram doados pela comunidade caxiense.

– Igreja São Pelegrino

A devoção a São Peregrino em Caxias do Sul esta vinculada aos princípios da imigração italiana e da fundação da cidade. Marcados fortemente pelas tradições religiosas, os imigrantes encontraram alternativas para suas necessidades espirituais criando inicialmente um “Capitel” após a “Capelinha de Madeira” e a “Igreja de Madeira” que foi inaugurada em 1938. A Igreja Matriz foi inaugurada no dia 02 de agosto de 1953 e foi concedido o nome de “Paróquia São Pelegrino”. O que deu esse nome a igreja foi por causa de um filho de reis da Escócia que dedicava o seu tempo à oração e a caridade ajudando os necessitados e os peregrinos dos perigos da floresta, depois que faleceu foi considerado santo pela população e neste local foi construído uma igreja e um albergue para os peregrinos e atualmente existe um museu etnográfico.

– Catedral Diocesana

A Catedral Diocesana localiza-se no centro da cidade de Caxias, segundo o historiador e Cônego José Baréa a primeira “Igreja” foi uma cabana bem pequenina feita de taquaras no antigo cemitério, na rua Bento Gonçalves em Caxias do Sul e o tabernáculo usado para guardar o santíssimo era a caixa de um velho relógio de parede, depois de tantas mudanças  foi construído um barracão de tabuas no local onde hoje esta erguida a Catedral bem no centro de Caxias do Sul, na praça Dante Alighieri. O nome da padroeira da igreja de Caxias “Santa Tereza” foi inspirado pela gratidão dos imigrantes italianos para com a Imperatriz “D. Tereza Cristina” que foi esposa de D. Pedro II Imperador do Brasil.

– Monumento Nacional ao Imigrante

O monumento Nacional ao Imigrante foi inaugurado pelo presidente Getulio Vargas no ano de 1954 durante a Festa da Uva, a escultura é uma criação do escultor “Antonio Carangi” ela foi feita toda em bronze para retratar a bravura e o heroísmo dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir a cidade de Caxias do Sul. E junto ao monumentos encontra-se o Museu do Imigrante que tem a exposição do trabalho relativo as mulheres caxienses e a sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento dessa cidade que tem como orgulho as suas origens.

Se você quiser saber um pouco mais sobre Caxias do Sul, basta acessar o site http://www.caxiasdosul.tur.br inclusive fazer reservas em hotéis e pousadas. Veja alguns dos hotéis de Caxias do Sul:

  • Samuara Hotel
  • Norton Express
  • Alfred Palace
  • Cosmo Hotel
  • Hotel Hibis Caxias do Sul
  • Hotel Pousada Caxiense
  • Intercit Premium Caxias do Sul e muitos outros.

– Serra Gaùcha

A serra Gaúcha guarda as mais belas historias de imigrantes que desbravaram terras para construir um futuro e hoje são as cidades que mais se destacam em matéria de desenvolvimento econômico e turismo, podemos dizer que é um pedaço varias outras culturas de países distantes que fizeram o Rio Grande do Sul ser um estado rico em etnias. Venha conhecer a Serra Gaúcha e visite a cidade de Caxias do Sul, com certeza você irá se apaixonar.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Natal Luz de Gramado – RS 2016

Natal Luz de Gramado – RS 2016

Luzes De Natal – Gramado 2016

Luzes De Natal – Gramado 2016

Villa Hípica Resort – Pacotes CVC

Villa Hípica Resort – Pacotes CVC

Pacotes para Feriado Corpus Christi, Resorts Meliá Angra

Pacotes para Feriado Corpus Christi, Resorts Meliá Angra

Pacotes de Viagens Internacionais TAP 2012

Pacotes de Viagens Internacionais TAP 2012

Itápolis, capital do sorvete

Itápolis, capital do sorvete