Descubra a forma certa de transportar crianças no carro

A partir de 2010, o Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, passou a multar os motoristas que transportam crianças de forma irregular. Essa medida serviu…

Por Editorial MDT em 02/12/2011

A partir de 2010, o Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, passou a multar os motoristas que transportam crianças de forma irregular. Essa medida serviu para garantir  segurança aos pequenos que, por causa do seu tamanho e peso, eram os mais prejudicados em acidentes de trânsito. Com isso, a incidência de acidentes fatais envolvendo crianças diminuiu bastante. Então, para garantir que os seus filhos viagem com segurança, descubra  a forma certa de transportar crianças no carro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), toda criança menor de 10 anos deve ser transportada no banco traseiro, porém, cada faixa etária precisa de instrumentos específicos.

Os bebês com menos de um ano precisam ficar em um bebê conforto preso com o cinto de segurança, no banco do meio, virado de costas para o motorista. Em lojas especializadas, há espelhos para serem afixados no vidro traseiro para que você possa ver o rostinho do seu filho. Crianças com mais de um ano, mas com menos de 9 quilos, ainda devem viajar no bebê conforto por causa do seu tamanho.

Crianças de1 a 4 anos ou com peso entre 9 e 18 quilos devem usar cadeirinhas, que as deixam bem acomodadas e fixas com o cinto de segurança que as acompanha. Ela deve ser acomodada no banco traseiro, em qualquer banco. Assim, os pontos mais frágeis do corpo infantil são protegidos graças às medidas de segurança criadas especificamente para elas, como o cinto de cinco pontos e a poltrona macia.

Dos 4 aos 7 anos e meio ou quando a criança tiver entre 18 e 36 quilos, a obrigatoriedade é pelo uso de um assento de elevação ou um booster, que devem ser presos ao banco traseiro pelo cinto de 3 pontos do próprio carro. Com esses produtos, a criança ficará mais alta e, portanto, poderá ficar presa normalmente com o cinto de segurança do carro, podendo ser protegida contra os acidentes. Há assentos com ou sem encosto para a cabeça. Os sem encosto devem ser usados somente em carros que tenham proteção para a cabeça para que os acidentes que causam o efeito chicote sejam evitados.

Enfim, crianças com mais de 7 anos e meio ou com mais de 36 quilos e 1,45 metro de altura, podem ficar sentadas normalmente no banco traseiro, contanto que usem o cinto de segurança de 3 pontos.

Dirija com segurança e mantenha os seus filhos longe dos perigos que as estradas possam lhes oferecer. Para tanto, compre o acessório necessário para protegê-los, sabendo como transportá-los no carro.

Top