Restrição no Nome – Como Limpar?

Leia a matéria “Restrição no Nome – Como Limpar?” e descubra como sair da lista de inadimplentes. A maioria das pessoas tem necessidades de comprar…

Por Redacao em 24/03/2015

Leia a matéria “Restrição no Nome – Como Limpar?” e descubra como sair da lista de inadimplentes. A maioria das pessoas tem necessidades de comprar a prazo, mas, por deixar algumas contas pendentes, o nome acaba no SPC ou Serasa, o que impede que adquira itens em geral com o crediário. Mas antes que o seu nome chegue num sistema de proteção ao crédito, você precisa receber uma notificação por escrito. Após o quitar da dívida a empresa tem cinco dias úteis para retirar o nome da lista de devedores.

Restrição no Nome - Como Limpar. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Como usar o Limpa nome online Serasa

Restrição no Nome – Como Limpar?

Existe, basicamente, três formas de limpar o nome. Confira:

Pague a dívida

O devedor deve juntar dinheiro para efetuar o pagamento da dívida. Feito isso, a empresa tem no máximo cinco dias para remover o nome da lista de inadimplentes. Caso o prazo não seja respeitado, a pessoa tem direito de entrar na justiça e abrir um processo por danos morais.

Pague a dívida e seu nome sai da lista negra. (Foto: Divulgação)

A partir do momento em que a primeira parcela da dívida é paga, não se pode existir cadastros negativos no SPC, SERASA, SCPC. Vale a pena conversar com o credor para fazer uma negociação.

Espere o prazo de 5 anos

Conforme diz o Código de Defesa do Consumidor, o nome do cidadão inadimplente permanece negativado pelo prazo de cinco anos. Se o credor não conseguir receber o pagamento nesse período, a dívida estará prescrita, ou seja, o nome do devedor será excluído do sistema de proteção ao crédito.

Algumas pessoas preferem esperar a dívida caducar. (Foto: Divulgação)

Faça discussão judicial da dívida

Se o consumidor não estiver de acordo com o valor cobrado na dívida, ele pode fazer uma discussão judicial. Ao recorrer na Justiça, ele precisa ter em mãos os comprovantes de pagamento.

Agora que você já sabe tudo sobre restrição no nome – como limpar, leia o tópico a seguir. Iremos explicar agora como lidar com algumas pendências financeiras que podem colocar o seu nome na lista negra do SPC/SERASA.

Veja também: Consulta SPC e Serasa grátis

Como evitar nome sujo?

Para evitar que o nome fique sujo na praça, confira a seguir o que fazer em diferentes situações:

Cheque devolvido

Após receber a notificação, vá a agência na qual o cheque foi apresentado e peça o número, valor e data dele. Veja no canhoto quem o recebeu e entre em contato para quitar o débito e recuperar a folha.

Volte ao banco, entregue-o e pague a taxa exigida em caso de devolução (elas variam conforme o banco). O gerente dará um protocolo para você acompanhar o processo, mas ele próprio se encarregará de tirá-la da lista de devedores.

Tomando alguns cuidados, o seu nome não vai para o SPC/SERASA. (Foto: Divulgação)

Dívida (em bancos ou financeiras)

Combine na Instituição como se livrar da dívida e peça o comprovante de pagamento. A própria companhia irá regularizar sua situação.

Protestado

O cartório enviará um comunicado para informá-lo da inadimplência. Lá, verifique quem lhe protestou para sanar o débito. Com tudo em ordem, peça uma carta para atestar o pagamento, com os dados como nome e assinatura de quem recebeu, valor pago e data. No cartório, reconheça firma na carta e exija que limpem o seu nome.

Saiba mais: Como negociar dívidas para limpar seu nome

Se você ainda tem alguma dúvida sobre Restrição no Nome – Como Limpar?”, deixe um comentário.

Top