Como negociar dívidas para limpar seu nome

Como negociar dívidas para limpar seu nome? Dívidas são comuns no cotidiano de muitos brasileiros e acabam tirando o sono de muitos devedores. Em…

Por Redacao em 13/08/2014

Como negociar dívidas para limpar seu nome? Dívidas são comuns no cotidiano de muitos brasileiros e acabam tirando o sono de muitos devedores. Em muitos casos a dívida acaba virando uma bola de neve e acaba-se desistindo de pagar, na maioria das vezes por causa dos juros. Porém, é preciso lembrar que existe sempre a negociação e muitas empresas valorizam o consumidor inadimplente que liga ou vai até a loja e corre atrás de alguma forma para negociar a dívida, parcelar em mais vezes a fim de limpar seu nome. Afinal, um nome sujo complica bastante a vida de qualquer um.

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado

Como negociar dívidas para limpar seu nome - Ter o nome sujo trás diversas limitações de compra (Foto: Divulgação)

Como negociar dividas para limpar seu nome

Quando o seu nome está sujo, você normalmente recebe uma carta do SPC ou SERASA avisando sobre a dívida e a possível inclusão do seu nome na lista de devedores caso está não seja paga dentro de um prazo. Caso você esteja em dúvida se o seu nome consta ou não no SPC ou Serasa, você pode consultar uma das agências dessa empresa com a identidade e CPF em mãos. Também é possível consultar online, mas pagando uma taxa.

Negocie com o banco ou loja que você deve e quite a dívida. O seu nome só ficará limpo com a conta paga. Porém é possível uma redução no valor, descontando taxas como juros e multas. Você pode até mesmo conseguir modicar o valor das parcelas
ou o modo que foi parcelada a dívida.

Confira: Os melhores bancos para fazer empréstimo em 2014

Ter dívidas faz parte da vida de muitos brasileiros, porém é importante sempre correr atrás e tentar negociar para que não vire uma bola de neve (Foto: Divulgação)

Após o pagamento da dívida, guarde o comprovante do pagamento. E confira se ele está com o valor correto que foi pago incluindo os juros e multas. Você também pode ter que limpar seu nome no banco e no cartório, caso tenha ficado com nome sujo por conta
de cheque devolvido ou título protestado. Nesse caso, é possível que o banco ou o cartório cobrem uma taxa.

Depois de fazer todos estes procedimentos, confira se seu nome saiu do SPC e Serasa. Os bancos, lojas e cartórios são obrigados a tirar o nome da lista após o pagamento da dívida no prazo de 5 dias úteis.

Existem diversos sites que podem lhe ajudar a como negociar dívidas para limpar seu nome:

Consumidor Positivo – SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) disponibiliza online os contatos das empresas para procurar uma central de
atendimento e negociar um novo valor. Você também pode acessar uma área privada que tem informações sobre suas dívidas.

Para começar a negociar, clique neste link e faça seu cadastro no site. Pesquise seu número de CPF e clique no símbolo positivo para começar a negociar.

Acordo Certo

Com o acordo certo a negociação é online, você faz seu cadastro e manda uma proposta com um novo valor para sua dívida. É possível escolher diversos segmentos como empréstimo pessoal ou cartão de crédito. O site envia para as empresas analisarem, e depois retorna para avisando se sua proposta foi aceita. Para começar a negociar clique aqui, acesse o quadro do lado direito da tela e faça seu cadastro.

Problemas comuns no pagamento de dívidas

Há alguns problemas que podem aparecer na hora da negociação de dívidas (Foto: Divulgação)

Na hora de procurar a empresa para negociar sua dívida é comum aparecerem alguns problemas como não conseguir entrar em contato com a empresa e a empresa ter fechado. Ainda dentro das dicas de como negociar dívidas para limpar seu nome, é possível encontrar a empresa para qual você está devendo, uma dica é ir à Junta Comercial do seu estado e fazer uma pesquisa com o nome da empresa.

Confira: Como evitar as dívidas

Nessa pesquisa, você terá acesso a uma série de dados cadastrais, como o nome dos representantes ou sócios da instituição. Com o nome dos sócios, é possível entrar em contato diretamente com eles. Alguns estados oferecem esse serviço online e, em São Paulo, o link é este aqui: https://www.jucesponline.sp.gov.br/Default.aspx. Se você for de outro estado, procure o site da Junta Comercial da sua região.

Se a  empresa fechou você pode ir ao site da Junta Comercial do seu estado e selecione a opção mostrar empresas inativas na hora de fazer a busca. Você pode ter acesso aos dados da empresa mesmo ela estando extinta e entrar em contato diretamente com os sócios.

Top