Relatório mostra que Big Ben está inclinado

Um relatório encomendado pela Transport for London (empresa de transportes) informou que a famosa torre do Big Ben, em Londres, está se inclinando e…

Um relatório encomendado pela Transport for London (empresa de transportes) informou que a famosa torre do Big Ben, em Londres, está se inclinando e pode se instabilizar no futuro.

Por mais que não esteja tão explícito para percepção, o estudo mostra que a torre já possui um desalinhamento de um metro, decorrente de uma inclinação de 0,26 graus para a direção noroeste.

Este não é o único ponto turístico que já apresenta esse tipo de problema. A Torre de Pisa, na Itália, possui uma inclinação de 5,5 graus.

Entretanto, a instabilidade não será atingida tão cedo, de acordo com a pesquisa, isso acontecerá apenas daqui alguns milhares de anos.

A Transport for London encomendou o relatório quando examinava a possível expansão da linha Jubilee do metrô, que fica logo abaixo do prédio do grande relógio, que abriga o Parlamento britânico.

Mike McCann, pessoa que faz a manutenção do relógio, disse à BBC que não há provas de que o metrô tenha causado a inclinação no Big Ben:”Estamos monitorando desde 1999, então temos dados muito bons. Nosso especialista acredita que serão necessários entre 4 e 10 mil anos antes que isto [a inclinação] se transforme em um problema. Por enquanto, ainda não é importante, mas precisamos ficar de olho”, comentou ele.

A torre foi construída sobre argila e esta é um possível causa para a inclinação, já que uma das teorias estima que o material está secando.

“Não há prova real da causa [da inclinação]. Mas [a torre] foi construída sobre a argila de Londres e [a argila] pode secar e isto pode causar a movimentação.”, completou McCann.

Top