Reforma de fachada de casa: dicas

Reformar a casa não é uma tarefa fácil. Antes de iniciar a obra, você precisa planejá-la, colocar no papel as mudanças que pretende realizar…

Por Paulo Lima em 23/01/2013

Reformar a casa não é uma tarefa fácil. Antes de iniciar a obra, você precisa planejá-la, colocar no papel as mudanças que pretende realizar em seu imóvel e ver quanto cada uma delas irá custar ao seu bolso.

O mesmo também serve se você pretende reformar apenas a fachada da sua casa. Muitos cuidam só da parte interna do imóvel e acabam se esquecendo da parte de fora, que é de fato a responsável por causar a primeira impressão em que visita o nosso lar. Por isso, separamos algumas dicas sobre o assunto que irão ajudá-lo e efetuar as alterações que você deseja na fachada de sua residência sem se complicar. Confira!

Dicas para a reforma da fachada da casa

As dicas que separamos vão ajudá-lo a executar a reforma da fachada de sua casa com mais eficiência e tranquilidade. (Foto: Divulgação).

1. Como já foi dito, antes de começar a reforma, você deve planejá-la. Por isso, faça um levantamento do tempo necessário para realizar a obra bem como do impacto que ela terá sobre o seu bolso. Aproveite para pesquisar preços, materiais de construção, mão de obra e outros detalhes que estarão envolvidos no projeto;

2. Na hora de escolher a cor, evite tons extravagantes. Cores discretas estão em alta, por isso elas são as mais indicadas para a sua fachada. No site de lojas como a Suvinil, por exemplo, você encontra aplicativos que permitem ao internauta montar e testar diferentes combinações de cores em seu imóvel;

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a pintura de casa.

A escolha de bons profissionais é fundamental para garantir o bom andamento do projeto. (Foto: Divulgação).

3. Ainda no quesito pintura, você precisa pensar na textura que deseja aplicar sobre a parede. Uma sugestão interessante é usá-la em apenas uma das paredes da fachada. Você pode aplicar uma textura diferente no muro ou em uma das paredes de sua garagem. Enfim, procure a ajuda de um profissional para saber qual estilo de pintura combina melhor com a fachada do seu imóvel;

4. Procure acompanhar a obra com frequência. Mesmo que você não tenha conhecimento técnico sobre assunto, sua presença é importante para orientar o trabalho e fazer com que ele fique do seu gosto. Além disso, estar sempre de olho na reforma reduz o risco de falhas e contribui para o bom andamento do projeto;

Saiba qual é a melhor época para reformar.

Planejando a reforma com antecedência, você não terá muitos problemas durante a execução da obra. (Foto: Divulgação).

5. Caso a reforma da fachada vá além de uma simples pintura, consulte os órgãos públicos de sua cidade e veja quais são os documentos necessários para executar a obra. Alguns municípios, por exemplo, possuem algumas exigências quanto à reforma de fachadas externas e calçadas.

Colocando essas orientações em prática, você vai deixar seu imóvel com o visual que sempre sonhou e poderá realizar as mudanças do seu interesse com mais eficiência e tranquilidade.

Top