Melhor época para reformar, qual é

Melhor época para reformar, qual é

Reformar a casa ou redecorar é sempre muito bom, porém nem sempre é uma tarefa tão simples quanto parece. A reforma depende de vários…

Por Editorial MDT em 30/07/2012

Reformar a casa ou redecorar é sempre muito bom, porém nem sempre é uma tarefa tão simples quanto parece. A reforma depende de vários fatores, por isso é necessário fazer um planejamento antes de dar início às obras. Saiba mais sobre o assunto e veja qual a melhor época para reformar a casa.

O início do ano é a melhor época para começar a reforma na casa.(Foto: Divulgação)

Pior época para reformar a casa 

O período do verão não é o mais indicado para dar início às reformas, principalmente nos meses de novembro e dezembro. Isso acontece devido ao aumento da procura pela mão de obra e materiais de construção nesse período, sem contar que a temporada de chuvas prejudica a reforma.

Segundo o arquiteto Gabriel Garbin, para dar início as obras nesse período é preciso estar preparado para lidar com os contratempos e inconvenientes causados pela alta procura de materiais para construção.

Neste período, devido a maior procura, os preços da mão de obra e dos materiais de construção costuma ser mais altos, aumentando assim também os gastos durante a reforma. Para quem deseja reformar apenas os móveis e a decoração, essa também não é a melhor época.

Melhor época para reformar a casa 

O início do ano é a melhor época para começar as reformas ou redecorar a casa. Neste período, os preços dos materiais para construção, móveis, decoração e mão de obra estão mais baixos.

Além disso, nessa época os bancos e as lojas costumam diminuir as taxas de juros para financiamentos e também para as compras de materiais, com o intuito de movimentar o mercado.

No final do ano, os custos de materiais e obras são maiores devido a grande procura.(Foto: Divulgação)

Veja como planejar a reforma da casa  

Dicas para dar início a reforma 

  • Antes de dar início a reforma, é necessário fazer um planejamento dos gastos e formas de pagamentos.
  • É necessário fazer uma pesquisa de preços em várias lojas de materiais para construção e também da mão de obra. Dessa forma você evita os gastos excessivos.
  • A melhor forma de comprar materiais para a reforma é a vista.
  • Se o pagamento a vista for pesar no orçamento familiar, o ideal é pagar uma parte a vista e a outra utilizando as condições que o mercado oferece (parcelamento, financiamento e outras).
  • O planejamento é indispensável, pois uma atitude precipitada, ao invés de gerar economia, pode gerar uma dívida muito grande.
  • Existem profissionais que orientam e podem ajudar muito quando o assunto é economia. O ideal é contratar um arquiteto para que faça um bom gerenciamento dentro dos limites de gastos estabelecidos.

Leia também sobre o financiamento para reforma Bradesco  

O mais indicado é fazer um planejamento prévio e contratar um especialista no assunto.(Foto: Divulgação)

A reforma da casa deve ser feita com tranquilidade, calma e sob planejamento para evitar transtornos e gastos excessivos. A melhor época para dar início às obras é no começo do ano, pois os custos dos materiais e mão de obra são menores. O ideal é pesquisar os melhores preços e evitar dívidas, por isso o mais indicado é contratar um profissional especializado no assunto, no caso um arquiteto.

Top