Redes sociais podem influenciar na entrevista de emprego

É corriqueiro as pessoas comentarem ou postarem informações a respeito de seu comportamento no dia a dia nas redes sociais. Esta prática vem se…

Segundo a especialista, os usuários precisam entender que cada rede social tem sua finalidade

É corriqueiro as pessoas comentarem ou postarem informações a respeito de seu comportamento no dia a dia nas redes sociais. Esta prática vem se tornando uma grande e expressiva fonte para recrutadores na hora da seleção de candidatos, já que os usuários acabam exibindo características profissionais e pessoais.

Leia mais: Melhores apps para postar vídeos em redes sociais

As pessoas devem ficar atentas ao conteúdo publicado na internet.“É sempre importante tomar certo cuidado com essas informações expostas, pois elas podem auxiliar ou denegrir a imagem de uma pessoa por determinadas situações colocadas”, comenta Ariane Lima, consultora de carreira da Chess Human Resources.

A consultora explica que os usuários precisam entender que cada rede social tem sua finalidade. No Linkedin, onde diversos indivíduos compartilham informações para buscar realmente o lado profissional, pode ser positivo para quem almeja uma vaga.

O Facebook, pode ser usado como fonte para a agência recolher aspectos sobre os candidatos

“Nesse caso a divulgação do perfil pode ser bastante útil para busca de profissionais e oportunidades, é uma rede extremamente profissional, fonte de ótimas informações”, diz.

Veja também: Modamily – Rede social para quem quer filhos

Por outro lado, o Facebook, pode ser usado como fonte para a agência recolher aspectos sobre os candidatos.  “A empresa certamente buscará informações sobre o lado pessoal, rede de amigos, principais atividades realizadas, comunidades associadas, comentários e fotos”, explica Ariane.

Ariane orienta os profissionais para saber aproveitarem seus perfis na internet. “Essas informações ou redes de relacionamento auxiliam em pequenos detalhes quanto à contratação, porém, vemos que na grande maioria das empresas, a efetividade de um profissional é avaliada em testes e períodos de experiência. Por isso, não custa se atentar às informações mencionadas através de seus perfis para quem sabe garantir uma oportunidade de recolocação”, finaliza.

Continuar Lendo  BMW nacional: montadora anuncia fábrica em Santa Catarina

Top