Receitas práticas para a Semana Santa 2012

A Semana Santa é um momento de celebrar o divino e também aproveitar para manter a tradição de deliciosos pratos com peixes e carnes…

Por Redacao em 08/03/2012

Sardinha ao molho (Foto: Divulgação)

A Semana Santa é um momento de celebrar o divino e também aproveitar para manter a tradição de deliciosos pratos com peixes e carnes brancas à mesa. Pensando na situação daqueles que querem economizar tempo e dinheiro, cozinhando deliciosas e práticas receitas aqui vão algumas dicas que farão a diferença.

☰ CONTEÚDO

Sardinha ao molho

Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo, 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 1 xícara (chá) de purê de tomate, 1/4 de xícara (chá) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de salsa picada, 1 colher (chá) de orégano, sal e pimenta a gosto, 12 sardinhas limpas, 1/4 de xícara (chá) de azeite.

Para fazer essa receita saborosa que custa barato é preciso primeiro aquecer o óleo e dourar a cebola com o alho picado. Depois, despeje o purê de tomate, o suco, a salsa, o orégano, o sal e a pimenta. Após ferver, tire a panela do fogo e deixe de lado enquanto passa as sardinhas no azeite. Por último arrume-as em um refratário, despeje o molho e cubra com papel-alumínio, deixando assar em forno alto por 15 minutos.

Arroz com Amêndoas (Foto: Divulgação)

Arroz com Amêndoas

Ingredientes: 2 xícaras de arroz, ¼ kg. de amêndoas cruas e sem pele, 2 dentes de alho, 2 colheres de óleo.

Para fazer esse sofisticado acompanhamento é só por as amêndoas em uma panela com água e deixe ferver por alguns minutos até a pele delas soltar. Depois de frias esfregue-as juntas para soltar completamente. O segundo passo é fritar levemente o alho, adicionando depois  as amêndoas e mexendo constantemente.  Para saber o ponto certo para parar é melhor não deixar o alho escurecer. Por fim, é só acrescentar o arroz a água e deixar ele cozinhar.

Torta rápida de atum (Foto: Divulgação)

Torta rápida de atum

Ingredientes: 3 ovos – claras em neve, 1 lata de Salsaretti azeitona (340g),  ½ xícara de óleo, ½ xícara de leite, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, tempero pronto (para aves, peixes, legumes e saladas a gosto)

Ingredientes do Recheio: 1 cebola pequena picada, 2 latas de atum escorrido, 1 lata de ervilha, salsinha a gosto, 50g de queijo parmesão ralado.

Para preparar é só bater no liquidificador as gemas, o óleo, o leite, o Salsaretti azeitona e a farinha por 5 minutos. Então, é a hora de juntar o fermento, o tempero pronto e bater por mais 3 minutos, acrescentando depois às claras em neve mexendo com suavidade. O segundo passo é deixar de lado e preparar o recheio misturando num recipiente a cebola, a ervilha, o atum e a salsinha, finalizando a adição do tempero pronto.  Por fim, é a hora de montar a torta de atum.

Para isso, é só utilizar uma assadeira média untada e enfarinhada. Coloque na assadeira a metade da massa, acrescente o recheio e depois o resto da massa. Polvilhe o queijo parmesão na superfície e deixe assar no forno médio (180°C), por aproximadamente  cerca de 35 minutos. A torta pode ser comida quente ou fria!

Top