Comer doce no café da manhã ajuda perder peso

Quais são as chances de começar uma dieta e adicionar uma fatia de bolo de chocolate no café da manhã? Nenhuma? Da acordo com…

Por Editorial MDT em 09/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Quais são as chances de começar uma dieta e adicionar uma fatia de bolo de chocolate no café da manhã? Nenhuma? Da acordo com uma recente pesquisa, acrescentar uma sobremesa no café da manhã pode ser crucial para reduzir os quilinhos indesejáveis mais rápido. O estudo foi publicado no journal Steroids.

Para a autora da pesquisa, o fenômeno ocorre porque é no período da manhã que o metabolismo está mais acelerado e, desse modo, capaz de queimar mais calorias. E tem mais, ela ainda confia que adicionar um doce após o café ajuda a controlar a vontade de comer ao longo do dia.

Pesquisa

A análise foi realizada com 193 participantes com sobrepeso, que foram acompanhados durante oito meses e divididos em dois grupos. O primeiro apresentava um menu com poucos carboidratos e somente 300 calorias no café da manhã, enquanto o outro consumia 600 calorias no mesmo intervalo e uma dieta rica em carboidratos, proteínas e um doce.

No quarto mês da pesquisa, os voluntários dos dois grupos perderam em média 15 quilos. Porém, no período restante, os que acompanhavam uma dieta limitativa no café ganharam uma média de dez quilos, enquanto os demais com café da manhã mais vigoroso perderam mais sete quilos. Essa alteração no menu da dieta pode ajudar a abolir o “efeito sanfona”, que incide numa pessoa perder peso durante a dieta e, após um período,  ganhar novamente o peso perdido.

A especialista alega que embora os dois grupos tenham ingerido a mesma quantia de calorias todos os dias, os participantes que foram submetidos a uma dieta com pouco carboidratos no café se sentiram menos satisfeitos e tinham mais vontade de comer doces e carboidratos. Os especialistas desejam avaliar até que ponto o horário em que se come é decisivo em uma dieta ou se o que importa na verdade é a quantidade de calorias dos alimentos no menu selecionado.

Top