Receitas Dieta Mediterrânea – Globo Repórter

As receitas dieta mediterrânea – Globo Repórter podem ser feitas de maneiras simples e fácil. A parte mais legal dessa dieta é que ela…

Por Editorial MDT em 05/10/2015

As receitas dieta mediterrânea – Globo Repórter podem ser feitas de maneiras simples e fácil. A parte mais legal dessa dieta é que ela promete uma vida longe e saudável e prioriza muitos nutrientes que são importantes para o corpo. Por isso mesmo é que quem for fazer esta dieta vai estar promovendo a  saúde e o bem-estar.

Receitas Dieta Mediterrânea - Globo Repórter (Foto Ilustrativa)

☰ CONTEÚDO

Receitas Dieta Mediterrânea – Globo Repórter

Para fazer as receitas dieta mediterrânea – Globo Repórter é preciso apenas juntar os ingredientes e colocar a mão na massa, que na verdade não é bem na massa.O importante é ter todos os ingredientes frescos e esse é justamente o objetivo da dieta, sempre contar bom boas frutas e legumes de qualidade.

Leia mais informações sobre: DIETA MEDITERRÂNEA – VÍDEO DO GLOBO REPÓRTER

Receita 1

CAPONATA SICILIANA

Prato típico da Sicília, pode ser consumido quente ou frio, como entrada, molho para macarrão ou acompanhamento de carne, peixe e queijo.

Caponata Siciliana é prática e rápida de ser feita (Foto Ilustrativa)

Ingredientes:

4 berinjelas médias;
6 folhas de aipo;
2 cebolas;
5 tomates maduros;
150g de azeitonas verdes sem caroço;
2 colheres de alcaparras;
1 colher rasa de açúcar;
3 colheres de vinagre de vinho tinto;
10 colheres de azeite extra-virgem de oliva;
manjericão;
sal e pimenta-do-reino.

Modo de Fazer:

Lavar as berinjelas e cortá-las em cubinhos, salgar e deixá-las em um escorredor por cerca de uma hora, para que percam o sabor amargo. Enxaguá-las e enxugar com papel de cozinha. Lavar o aipo, cortá-lo em pedaços e colocar para ferver em água por 10 minutos. Depois, escorrer muito bem. Lavar os tomates, tirar a casca, eliminar as sementes e cortar em pedacinhos. Cortar as azeitonas ao meio. Lavar muito bem as alcaparras e cortar as cebolas bem finas. Esquentar o azeite em uma panela ou frigideira grande e fritar as berinjelas por 3 minutos ou até que fiquem douradas. Retirá-las e reservar. No mesmo azeite, refogar as cebolas e o aipo, acrescentar o tomate, as azeitonas e as alcaparras. Temperar com sal e pimenta e deixar em fogo brando por 5 minutos. Acrescentar então as berinjelas e deixar cozinhando por mais 10 minutos, mexendo pouco e delicadamente. Adicionar o açúcar e o vinagre. Mais 4 minutos de cozimento e está pronto. No final, temperar com o manjericão picado. Serve quatro pessoas.

Receita 2

FRESELLA

Fresella é um prato gostoso e fresco (Foto Ilustrativa)

Ingredientes:

torrada de pão amanhecido;
tomate maduro;
cebola;
aipo;
azeitonas verdes;
orégano;
azeite extra-virgem de oliva;
sal;
manjericão.

Modo de Fazer:

Cortar o tomate em cubos. Picar a cebola, o aipo e as azeitonas verdes. Temperar com sal e azeite. Misturar bem. Completar acrescentando folhas de manjericão picadas e cobrir, com essa mistura, as fatias de pão.

Leia mais informações sobre: SEGREDO DA VIDA LONGA – DIETA MEDITERRÂNEA

Receita 3

PASTA COM SARDINHAS

Ingredientes:

500g de pasta curta;
500g de sardinhas frescas e limpas (sem cabeça e espinha);
200g de erva-doce (com as folhinhas);
3 fatias de alici;
50g de uva-passa (deixar de molho na água por alguns minutos e depois coar e enxaguar);
50g de pinoli;
cebola;
um envelope de açafrão;
azeite extra-virgem de oliva;
sal e pimenta-do-reino.

Modo de Fazer:

Lavar as sardinhas e o alici. Lavar e aferventar a erva-doce em água salgada e, quando estiver cozida, cortar em fatias finas. Guardar a água do cozimento. Colocar quatro ou cinco colheres de azeite de oliva extra-virgem em uma panela. Esquentar e acrescentar as fatias de alici. Mexer até que elas desmanchem e, em seguida, acrescentar o pinoli e a uva-passa. Desmanchar o açafrão na água de cozimento da erva-doce e juntar ao peixe. Deixar em fogo brando por cinco minutos. Depois, adicionar a erva-doce e as sardinhas. Acrescentar então o sal e a pimenta-do-reino. Cobrir a panela e deixar terminar o cozimento. Levar água ao fogo para cozinhar a massa, juntando a água onde foi cozida a erva-doce. Quando ferver, colocar o macarrão. Quando cozido, coar, colocar em uma travessa e cobrir com o molho de sardinhas. Se preferir, pode finalizar com um pouco mais de azeite. Serve seis pessoas.

Receita 4

PEIXE-ESPADA MARINADO

Peixe é uma boa opção para começar a mudar o cardápio e entrar na dieta (Foto Ilustrativa)

Ingredientes:

4 fatias de peixe-espada;
orégano, sal, pimenta e azeite extra-virgem de oliva;
alho;
limão.

Modo de Fazer:

Deixar as fatias de peixe-espada de molho em um recipiente com azeite, um dente de alho picado, orégano, sal e pimenta durante uma hora. Cozinhar as fatias na grelha, temperar com o líquido onde ficou de molho, aquecido por alguns minutos, e servir com fatias de limão. Serve quatro pessoas.

Quer mais dicas sobre dietas? Fique aqui no Mundo das Tribos!

Top