Dança: Tango Um Ritmo De Postura

Muitas pessoas passam quase todo dia sentada, para trabalhar, ou no carro ou até mesmo assistindo televisão. As dores nas costas atinge 77% das…

Muitas pessoas passam quase todo dia sentada, para trabalhar, ou no carro ou até mesmo assistindo televisão. As dores nas costas atinge 77% das pessoas que utilizam o computador.

Com o passar dos anos, tanto tempo sem atividades físicas, podem induzir a problemas de saúde como, por exemplo, a má postura corporal, que é a principal causa do problemas na coluna, além disso a má postura causa dificuldades na respiração, no sistema digestivo, pois os órgãos internos ficam comprimidos, os músculos dobram e atrapalham a circulação sanguínea.

É ideal adotar alguma atividade física desde os primeiros anos de idade, assim a criança desenvolve uma postura correta até a idade adulta. A dança tem sido uma alternativa cada vez mais procurada por pais de crianças de todas as idades. Mesmo nunca tendo praticado nenhum tipo de atividade física a pessoa adulta pode perfeitamente mudar esse quadro, iniciando uma prática de exercícios físicos e alongamentos, para quem quer levar uma vida fisicamente saudável pode iniciar por uma dança. A dança é considerada um exercício completo, é muito mais que uma arte, ou divertimento, é uma terapia, que á capaz de afastar males como depressão, stress e diversas dores no corpo.

tango, que é um tipo musical é uma dança a par, promove uma postura adequada. Originou-se nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu, nas últimas décadas do século XIX e inicialmente era interpretada por dois homens e esse é o motivo dos rostos virados, sem se fitar. Chegou à Europa no início do século XX por marinheiros argentinos que ensinaram a dança às mulheres francesas. O Tango tomou conta da Europa e finalmente 1913 foi o ano do tango, em Londres já haviam bailes de tango.

Leia Também:  7 dicas para aliviar as crises de sinusite e rinite

O tango é uma mistura de sensualidade, paixão, drama, agressividade e é sempre muito triste. Para dançar o tango é necessário que  o homem e a mulher se abracem, simbolizando a união e dancem como apenas um. Abraçam-se, jogando o peso do corpo pra frente, a mulher segue dançando em linha reta para frente e para traz.

Essa dança ocorre de maneira espiralada, dos ombros até os pés, passando pela bacia, essa dança propicia alongamento dando mais espaços para as articulações, sua coreografia é bem complexa, composta por oito passos principais, mas pode ser praticada por qualquer pessoa, independente do sexo ou idade, não há contra indicações, é recomendado apenas aquecimento aproximadamente 10 minutos antes de iniciar a dança.

O tango trabalha todo o eixo vertical da parte e assim atuando na melhoria da postura.
E não é só isto, essa dança tonifica os músculos e pode ser praticado de três formas:

Tango social: por todas as pessoas.

Tango de palco: por bailarinos.

Tango show: para entretenimento.

Que tal praticar um pouco dessa dança de postura? O tango social pode ser praticado por qualquer pessoa.

Top