Receitas criativas com miojo

Macarrão instantâneo, ou o famoso miojo, como ficou conhecido esse tipo de alimento, fazendo alusão a marca mais famosa desse segmento, é um prato…

Por Élida Santos em 07/06/2014

Macarrão instantâneo, ou o famoso miojo, como ficou conhecido esse tipo de alimento, fazendo alusão a marca mais famosa desse segmento, é um prato simples de ser preparado. Em apenas 3 minutos você já pode saborear e sem se preocupar com o tempero, pois vem junto com o pacotinho de macarrão e é só adicionar na água para que a comida fique com aquele sabor especial.

Macarrão com legumes (Foto: Divulgação)

Porém, o miojo está longe de ser um alimento com valor nutricional alto. Ele tem somente carboidrato e acaba tendo um índice muito alto de sódio no tempero. Mas, o macarrão instantâneo pode ser usado em receitas bem mais completas e que ficam uma delícia também. Confira a seguir algumas receitas bem criativas que fazem uso do miojo.

Caldo verde com miojo (Foto: Divulgação)

Caldo verde com miojo

Ingredientes
· 1 maço de brócolis
· 1 col. (sob.) de azeite
· 1 dente de alho picado
· 500 ml de água
· 1 cebola picada
· 4 folhas de couve em tiras finas
· Sal e pimenta a gosto
· Um pacote de miojo

Modo de fazer

Em uma panela grande adicione o azeite e refogue os brócolis com o alho e a cebola. Depois que estiver refogado, coloque água e deixe cozinhar. Acrescente a couve, o sal e a pimenta e tire do fogo. Espere esfriar, bata no liquidificador o caldo. Agora é só seguir a recomendação da embalagem de miojo para seu cozimento. Não use o tempero do macarrão instantâneo e acrescente o caldo na mistura para o seu prato com miojo ficar bem saudável.

Receita de miojo com estilo de lasanha (Foto: Divulgação)

Miojo turbinado

Ingredientes
· 1 lata de milho verde
· 1 lata de ervilha
· 1 lata pequena de palmito
· 2 pacotes de miojo
· 1 cebola
· 100 gramas de persunto
· 100 gramas de mussarela
· Sal, pimenta e queijo ralado a gosto

Modo de fazer

Comece picando o palmito. Depois, refogue a cebola no azeite em uma panela grande, adicione o palmito, a ervilha e o milho verde (não precisa usar a lata toda, só se quiser. Coloque sal e pimenta a gosto e reserve o refogado. Cozinhe o miojo e não use o tempero da embalagem. Pegue o macarrão instantâneo para misturar com o refogado.

Agora, em um recipiente que possa ir para o forno, como por exemplo, uma assadeira, coloque uma camada de macarrão, uma de queijo e uma de presunto, coloque mais uma de macarrão, outra de queijo e presunto. Faça isso até preencher a forma. Por cima, salpique queijo e temperos do seu gosto. Coloque no forno até o queijo derreter e sirva.

Essas duas receitas ajudam você a fazer o miojo de um jeito diferente e criativo, mas a nossa dica é acrescentar no miojo molhos, temperos e até legumes que possam deixar o prato mais incrementado e saboroso.

Top