Receita de pudim de sorvete

Receita de pudim de sorvete

Com o calor desta estação, é impossível esquecer-se dos sorvetes, como sobremesa para saciar a vontade de comer doces e refrescar. Por outro lado,…

Por Editorial MDT em 21/01/2014

Com o calor desta estação, é impossível esquecer-se dos sorvetes, como sobremesa para saciar a vontade de comer doces e refrescar. Por outro lado, o pudim também é uma das sobremesas mais tradicionais da culinária e, se sozinho ele já uma delícia, então combinado com o geladinho de um sorvete fica ainda melhor. Aprenda a fazer a receita de pudim de sorvete.

O pudim de sorvete é saboroso e refrescante (Foto: Divulgação)

Ingredientes para o pudim de sorvete

O pudim de sorvete combina três receitas de cremes que, ao final do preparo, unem-se. Um deles é uma calda de chocolate, que deverá ser colocada sobre o doce, antes de levá-lo ao congelador. Veja os ingredientes para o pudim de sorvete:

Creme 1: 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca e 3 gemas.

Creme 2: 3 claras, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 lata de creme de leite, sem soro.

Calda de chocolate: 6 colheres (sopa) de chocolate em pó, 6 colheres (sopa) de açúcar, ½ xícara (chá) de água.

Sobremesa fica cremosa (Foto: Divulgação)

Preparo pudim de sorvete

Preparo do creme 1: misturar todos os ingredientes e transferi-los para uma panela. Levar ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar (cerca de 10 minutos). Assim que chegar ao ponto, desligue e deixe esfriar.

Preparo do creme 2: numa batedeira, bater as três claras, até que se transformem em neve. Ainda com a batedeira ligada, acrescentar as três colheres (sopa) de açúcar e a lata de creme de leite, sem soro. Desligue e leve este creme para ser misturado ao creme 1, que já deve estar frio. Com uma colher, misture as duas receitas, delicadamente, até que esteja uniforme.

Preparo da calda de chocolate: misturar todos os ingredientes da calda de chocolate. Colocar numa panela e levar ao fogo médio, até que engrosse.

A cobertura de chocolate dá sabor especial ao pudim de sorvete (Foto: Divulgação)

Agora, é hora de montar o seu sorvete de pudim. Pegue a calda de chocolate e caramelize uma forma de pudim. As medidas ideais para esta receita são 18,5 cm x 7,5 cm. Não se esqueça de reservar uma quantia da calda, para o final.

Coloque, então, a mistura dos cremes 1 e 2, levando a sobremesa ao congelador. O pudim deve permanecer congelado por, no mínimo, 24 horas.

No momento de servir o pudim de sorvete, aqueça, com cuidado, o fundo da forma, a fim de que ele desgrude e possa ser desenformado, num prato. Finalmente, basta regar com o restante da calda e servir.

A receita do pudim de sorvete pode ser dobrada ou triplicada, dependendo da quantidade que se quer fazer. Vale lembrar que a sobremesa fica semelhante a um sorvete; portanto, se ficar durante muito tempo fora do congelador, começará a derreter. Basta voltá-lo à geladeira.

Top