Distúrbios de aprendizagem mais comuns

Os distúrbios de aprendizagem podem se manifestar de várias formas, sendo difíceis de serem percebidos e identificados. Os pais precisam saber analisar as atitudes…

Os distúrbios de aprendizagem podem se manifestar de várias formas, sendo difíceis de serem percebidos e identificados. Os pais precisam saber analisar as atitudes dos filhos e como está sendo o desempenho dos mesmos na escola. Dessa forma, é possível acompanhar a vida dos pequenos e identificar os distúrbios logo no início. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os distúrbios de aprendizagem mais comuns.

Os distúrbios de aprendizagem podem ser diagnosticados na infância. (Foto: divulgação)

Dislexia

A dislexia é um dos distúrbios de aprendizagem mais comuns, correspondendo a 15% da população brasileira. Possui origem genética, onde o individuo apresenta dificuldade de associação entre letras e números e seus respectivos sons, dificultando o aprendizado e podendo afetar a memória recente dos pequenos. Segundo especialistas, a dislexia não é um distúrbio relacionado ao QI baixo.

Em decorrência da dislexia, outros distúrbios de aprendizagem podem aparecer, como é o caso do déficit de atenção de hiperatividade, que entram para o grupo das mais comuns. Advindos de alterações neurológicas, eles dificultam a socialização e o aprendizado.

Déficit de atenção e hiperatividade

O déficit de atenção é uma dificuldade para filtrar os estímulos externos, fazendo com que a criança não consiga manter a atenção ou esforço por muito tempo em uma atividade, o que resulta em um comportamento disperso e evasivo.

No caso da hiperatividade, está associada a incapacidade de processar corretamente as ideias e símbolos do local, fazendo com que a criança tente fazer tudo ao mesmo tempo, sem fixar durante muito tempo em um foco. Essa alteração provoca agitação e estresse, podendo causar problemas no sono e também psicológicos.

Os distúrbios devem ser tratados o quanto antes. (Foto: divulgação)

Veja também crianças com dificuldades na leitura, como tratar 

Leia Também:  Dorflex: saiba mais sobre o medicamento

Outros distúrbios de aprendizagem

1. Discalculia: esse tipo de distúrbio é neurológico onde o indivíduo apresenta dificuldade de aprendizagem com os números;

2. Distorgrafia: está relacionado aos erros ortográficos e é muito comum logo nos primeiros anos escolares, onde a criança consegue lidar com as letras e escrever. Nesse caso, a crianças com distorgrafia não consegue formular textos e possui uma carência no vocabulário;

3. Autismo: trata-se de um transtorno que compromete o desenvolvimento psiconeurológico que afeta a comunicação e convívio social com as pessoas. Geralmente acomete mais o sexo masculino. A criança com esse distúrbio parece ser surda, é insensível a dor e possui dificuldades de se relacionar com outras crianças, sendo indiferente com todos ao seu redor;

4. Afasia: distúrbio relacionado a percepção, expressão, linguagem e compreensão.  A criança que apresenta esse distúrbio possui um vocabulário pobre e sempre causado pelo sistema nervoso central.

A dislexia é um dos principais distúrbios de aprendizagem. (Foto: divulgação)

Veja também famosos que tem dislexia, fotos 

Os distúrbios de aprendizagem devem ser identificados precocemente para serem tratados. O ideal é que assim que os pais perceberem os sintomas, o médico seja consultado para melhor avaliação do caso. Dessa forma, a aprendizagem da criança não ficará comprometida também na fase adulta.

Top