Receita de coxinha doce

Uma das coisas que não pode faltar de jeito nenhum em festas infantis ou até mesmo naquele aniversário em família são os salgadinhos, em…

Uma das coisas que não pode faltar de jeito nenhum em festas infantis ou até mesmo naquele aniversário em família são os salgadinhos, em especial a coxinha de frango. Esse salgado é sem dúvida muito delicioso e adorado por todos. Outra delícia é a sua versão doce. A cozinha doce é uma ótima dica para a sobremesa, ser devorada no café da tarde ou até mesmo dividir espaço com o brigadeiro e beijinho em festas.

Ainda mais interessante é  você  pode usar a massa para vários recheios como chocolate, beijinho, goiabada, geleias, frutas entre diversos outros.  Confira como preparar essa gostosura:

Ingredientes da massa:

50 g de margarina (1/4 xícara de chá)

100 gramas de açúcar (6 colheres de sopa)

500 ml de leite

½ lata de creme de leite

250 gramas de farinha de trigo (3 ¾ xícara de chá)

Ingredientes do recheio ( tradicional):

100 gramas de coco ralado

½ lata de leite condensado

2 ovos batidos (para empanar)

farinha de rosca (para empanar)

 Modo de preparo

Massa

Em uma panela coloque 50 gramas de margarina e 100 gramas de açúcar e leve ao fogo médio por 2 minutos.  Depois adicione 500 ml de leite, misturando bem até derreter o caramelo, isso pode durar cerca de 5 minutos. Adicione ½ lata de creme de leite e 250 gramas de farinha de trigo e misture até formar uma massa homogênea e soltar do fundo da panela, isso pode demorar de sete a dez minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Reserve.

Modo de preparo

Recheio

Em uma panela coloque 100 gramas de coco ralado e ½ lata de leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo até o doce soltar do fundo da panela, cerca de dez minutos. Logo em seguida retire do fogo deixando esfriar bem.

Montagem da coxinha

Com a ajuda de uma colher de sopa, pegue um pouco da massa e abra um disco com o rolo de massa. Se preferir trabalhe com a peça inteira para isso sove a massa com as mãos até que a mistura fique homogênea. Depois abra a massa toda com a ajuda do rolo. Deixe a massa na medida certa, cerca de  dois milímetros de altura a três, assim a massa não fica muito alta e grossa e nem muito fina, o que fará com que o recheio vaze na hora da fritura.

Para fazer os discos perfeitos use um copo de vidro virado de boca para baixo. Faça força para que a massa seja cortada e em seguida coloque o recheio no centro fechando a massa como uma trouxinha. Depois de fazer toda a massa, pegue  2 ovos batidos e pincele todas as coxinhas. Para que o serviço seja mais rápido mergulhe em um prato e tire o excesso com uma escumadeira.

Em seguida, passa as coxinhas na farinha de rosca e reserve.  Em uma panela coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas. Depois de quente é só colocá-las na panela e esperar dourar. Escorra em um papel absorvente e sirva.

Top