Receita de Cocadas de tabuleiro

A cocada é um doce tradicional no Brasil e para prepará-la há diversas opções de receitas. A cocada de tabuleiro, por exemplo, fica muito…

Por Editorial MDT em 19/01/2013

A cocada é um doce tradicional no Brasil e para prepará-la há diversas opções de receitas. A cocada de tabuleiro, por exemplo, fica muito saborosa após a massa ser assada no forno até dourar. Veja receitas:

Cocada de tabuleiro

Ingredientes

1 pacote (162 gramas) de rosquinhas de coco

2 colheres (sopa) de margarina

200 gramas de coco ralado

2 latas de leite condensado

Sobremesa para servir familiares e visitas (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Bata os biscoitos no liquidificador até obter uma farinha, adicione a margarina e junte como se fosse uma farofa. Distribua essa mistura sobre o fundo de uma assadeira de 22 X 23 cm untada e forrada com papel manteiga. Espalhe o coco ralado e, por cima, o leite condensado. Leve para assar em forno preaquecido na temperatura de 200 °C por 30 minutos ou até que esteja dourado. Aguarde esfriar e sirva a cocada de tabuleiro cortada em quadrados. A receita rende até 25 porções com 179 calorias cada.

Cocada de tabuleiro com sorvete de tapioca e calda de tamarindo

Ingredientes

3 xícaras (chá) de açúcar cristal

1 coco fresco ralado

3 ovos inteiros

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

1 bola de sorvete de tapioca

Calda de tamarindo

Com sorvete, esse doce fica ainda melhor (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Para fazer essa receita de cocada de tabuleiro, junte todos os ingredientes e misture. Unte uma assadeira rasa com manteiga, polvilhe com açúcar cristal e ponha a mistura. Coloque no forno preaquecido a 180 °C e aguarde a cocada dourar. Tire do forno e sirva enquanto ainda estiver aquecido com o sorvete de tapioca e a calda de tamarindo por cima.

Cocada de tabuleiro da Bahia

Ingredientes

3 1/2 xícaras (chá) de coco fresco ralado

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de água

Cocada de tabuleiro (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Para fazer a cocada de tabuleiro da Bahia, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até que a água seque e a massa comece a se desprender do fundo do recipiente.

Leia também: Receitas de cocada cremosa

Receita de cocada de forno

 

 

 

Top