Receita de batata gratinada

Esta é uma receita barata e muito fácil de fazer. Nem sempre as idéias funcionam como deveriam e na hora de preparar um prato…

Por Redacao em 04/10/2011

Esta é uma receita barata e muito fácil de fazer. Nem sempre as idéias funcionam como deveriam e na hora de preparar um prato com batatas elas falham. Só vem a mente saladas e ensopados, mas não era bem isso o que deveria ser servido.

Pois bem as batatas são excelente como acompanhamento de vários pratos e também para serem servidas como prato principal em uma refeição. Além de ser fonte de carboidratos elas são deliciosas e fazem parte de uma refeição completa.

Aprenda a fazer um prato delicioso que toda a família vai adorar e com certeza você vai ganhar muitos elogios. Bom o nome do pra to é “Batata Gratinada”, simples e fácil de fazer, uma comida caseira que passa de geração em geração, só muda o acompanhamento. Confira a receita a baixo e se delicie.

Batata Gratinada

Ingredientes

– 1 kg de batatas

– 1 cubinho de caldo de ganinha

– 4 colheres de margarina

– ¾ de xícara de leite integral

– 1 caixa de creme de leite

– 2 colheres de farinha de trigo

– 100 gramas de queijo mussarela

– orégano

– sal

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas em tamanho médio. Não pode ser muito fina, coloque em uma panela com água e o caldo de galinha para cozinhar. Depois de cozidas reserve.

Em uma panela derreta a margarina e adicione o leite integral e a farinha deixe em fogo brando e vá mexendo até engrossar. Desligue o fogo e adicione o creme de leite e o orégano. Se preferir pode colocar uma pitada de sal, mas nunca esquecendo que as batatas já foram cozidas com sal.

Em um refratário faça camadas alternadas com as batatas e o creme, mas comece pelo creme e termine com ele, adicionando em cima o queijo mussarela. Leve ao forno pré-aquecido por 30 ou 35 minutos, deixe até gratinar. Está pronto para ser servido.

Rende 6 porções

Dias:

Batata gratinada pode ser servida fria ou quente

Também é ótimo acompanhamento para carnes e peixes

Pode ser acrescentado bacon frito em cubinhos nas batatas, ou presunto como preferir.

Se deixar o prato descansar por algumas horas antes de gratinar ele realça o sabor.

Também pode ser servido com saladas variadas

Top