Quem tem direito ao seguro desemprego

PUBLICIDADE

Se existe algo que mais entristece o brasileiro é quando ele é demitido do emprego ou é obrigado a pedir demissão por conta de algum tipo de problema. Isso significa que é preciso rever ideias, planejamentos e tudo o que envolva o orçamento financeiro. Tudo deve ser repensado.

O período de saída de um emprego faz com que muitos passem a pensar melhor ou até se preocupar sobre o que fazer para manter o orçamento familiar ou pessoal em dia visto que a maioria das pessoas possui compromissos com lojas, cartões de crédito e muitas outras despesas.

A demissão de um emprego significa que pelo menos, por alguns meses, você receberá um benefício para pôr suas contas em dia. Isto é possível através do recebimento do Seguro Desemprego (Foto: Divulgação)

Mas, a demissão de um emprego pelo menos, por alguns meses, garante que as contas estarão em dia. Isso é possível através do recebimento do Seguro Desemprego, benefício concedido pelo Ministério do Trabalho aos trabalhadores que perdem o emprego.

PUBLICIDADE
O Seguro Desemprego é um tipo de assistência criada para àqueles que saem do emprego e ficam desempregados. (Foto: Divulgação)

O Seguro Desemprego é um tipo de assistência criada já, há muitos anos, para àqueles que saem do emprego e ficam desempregados. O objetivo é que, com o benefício, eles possam ter uma renda para manter a família e suas necessidades durante o período máximo de cinco meses.

O benefício é concedido em parcelas. O valor é liberado de acordo com o salário recebido no último emprego. Para exemplificar, podemos citar o exemplo de trabalhadores que recebem um salário mínimo. Neste caso, o benefício é de exatamente um salário. Mas, para salários acima do mínimo, é estabelecida uma faixa de valores.

O pagamento do benefício deve ser retirado nas Agências da Caixa Econômica Federal. Caso você tenha uma conta no próprio banco, a parcela é depositada, automaticamente, em sua conta.

O pagamento do benefício Seguro Desemprego é retirado nas Agências da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação)

Quem tem direito a receber o benefício deve preencher alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. Vamos conhecê-los?

PUBLICIDADE

– Trabalhadores registrados e que receberam salários nos últimos seis meses;

– Trabalhadores que foram demitidos sem justa causa;

– Que não possuam renda extra para o sustento próprio, bem como da família;

– Que não recebam nenhum tipo de benefício da Previdência Social com exceções de auxílio-acidente, pensão por morte e abono de permanência em serviço;

– Trabalhadores domésticos desempregados e que exerceram, exclusivamente, trabalhos domésticos por pelo menos 15 meses;

PUBLICIDADE

Para dar entrada no seguro desemprego e solicitá-lo, você deve ir até uma agência da própria Caixa Econômica com sua documentação e, inclusive, com a rescisão de contrato para que possa ter direito a receber o benefício. Aproveite e dê entrada hoje mesmo no seu Seguro Desemprego!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.