Quanto tempo leva para a pílula anticoncepcional ser absorvida?

    A pílula é o método contraceptivo mais seguro que existe, porém, precisa ser tomada corretamente. A pílula existe desde 1955, é o…

 

 

A pílula é o método contraceptivo mais seguro que existe, porém, precisa ser tomada corretamente. A pílula existe desde 1955, é o método mais utilizado até os dias de hoje. É um comprimido que contém hormonas sintéticas,   semelhantes aos  que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo e a progesterona. As hormonas que compõem a pílula têm como missão principal, suspender a produção hormonal normal, impedindo a ovulação, ou seja, a libertação mensal do óvulo. Assim,  se não existem óvulos, não pode haver fecundação e, logo, gravidez.

A pílula deve ser tomada diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de descanso. Neste espaço de tempo, ocorrerá a menstruação e a segurança contraceptiva mantém-se se houver relações sexuais. Findos os 7 dias, recomeça-se a toma da pílula com uma nova embalagem, mesmo que a menstruação ainda não tenha terminado. A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, com um pouco de água e sem mastigar. Uma boa solução é ter uma embalagem de reserva para resolver eventuais esquecimentos ou substituir um comprimido perdido.

Assim como qualquer outro medicamento, a absorção  deve acontecer entre 30 a 40 minutos  e se neste período apresentar vômito, deve-se tomar outra pílula. Depois de 4 horas, já houve aproveitamento da pílula.

O esquecimento da medicação acarretará em hemorragia menstrual e aumento da probabilidade de ocorrência de gravidez.

Se você esquecer-se  de tomar uma pílula, tome-a assim que lembrar e tome a próxima no tempo habitual. Se por acaso esquecer duas pílulas sucessivas, tome-as no dia seguinte e então volte a seu horário regular.

Se esquecer três ou mais pílulas, pare de tomá-las e passe a fazer uso de outro método contraceptivo até que seu próximo ciclo menstrual comece, mas se por acaso isso não ocorrer, procure o médico.

Procure sempre um médico antes de iniciar o uso de um contraceptivo, ele está capacitado a averiguar qual o melhor método para você.





•••


Top