Farmácia de Manipulação

A Farmácia de Manipulação é um tipo de estabelecimento que visa fabricar e vender medicamentos para a população. Para que os produtos sejam feitos…

A Farmácia de Manipulação é um tipo de estabelecimento que visa fabricar e vender medicamentos para a população. Para que os produtos sejam feitos com qualidade e com base numa fórmula eficaz, é necessário que a manipulação fique por conta de profissionais competentes na área.

Ao receber uma receita, os farmacêuticos na farmácia de plantão, analisam-na antes de enviá-la para a produção. Nas receitas constam as quantidades exatas de cada substância a ser utilizada. É possível manipular remédio para inúmeras finalidades, por enquanto não são manipulados remédios contra câncer e aids. Aproximadamente 30% dos manipulados são para tratamentos dermatológicos, o restante fica distribuído para ginecologia, gastroenterologia, endocrinologia, cirurgia plástica etc., dados da Afarmag.

A grande vantagem das farmácias de manipulação é que é possível obter tratamentos personalizados, apenas com a manipulação os remédios são produzidos exatamente com as necessidades do paciente. Além disso, os medicamentos são produzidos no local e não industrializados como os medicamentos vendidos nas farmácias comuns, isso possibilita a junção de dois medicamentos, por exemplo, um paciente que necessita fazer uso de dois medicamentos, dependendo de suas fórmulas, poderá fazer junção desses e então tomar apenas um. Os remédios manipulados são feitos com as mesmas substâncias ativas dos medicamentos vendidos em farmácias comuns. Como os medicamentos são produzidos na própria farmácia e especificamente para um paciente é possível produzi-lo na quantidade exata do tratamento evitando-se sobras e consequentemente desperdício. Nas fórmulas elaboradas para as crianças é possível fabricar os medicamentos na dosagem certa, com tamanhos menores, em forma de xarope, balas ou pirulitos, o que facilita o consumo. Os rótulos personalizados com o nome e posologia que facilita a utilização. Alguns cremes e loções não precisam de prescrição médica. Outra vantagem é o preço, que muitas vezes são bem mais acessíveis.

Continuar Lendo  Entenda como Tratar a Artrite

São muitas as instituições no mercado destinadas a manipulação farmacêutica, os avanços na área de biomedicina proporcionaram maiores recursos tecnológicos para a elaboração de remédios. Uma das farmácias com maior influência no mundo é a PHD, criada na Inglaterra durante o século XX e representando um forte nome no ramo de medicamentos.

As farmácias desse gênero costumam fabricar remédios a partir de receitas médicas, assim o paciente obterá o produto que deseja com total credibilidade e visando sua saúde em primeiro lugar. O nível da prestação de serviço varia de uma instituição para a outra, por isso fique atento na hora de escolher uma Farmácia de Manipulação. A principal orientação é verificar se a farmácia possui um farmacêutico no local, pois ele é o responsável por falar sobre os produtos e em caso de dúvidas exija a presença dele para sana-las. Além disso verifique a higiene do local e a pontualidade nos prazos de entrega.

Top