Qual o melhor shampoo para psoríase

PUBLICIDADE

Se você já se perguntou qual o melhor shampoo para psoríase, saiba que esta dúvida é frequente. Afinal, existem diversas opções.

A psoríase pode ter tratamentos diferentes dependendo da região onde surge essa inflamação.

Contudo, ao afetar o couro cabeludo, grande parte dos médicos dermatologistas indicam o uso do shampoo para psoríase ou a pomada para psoríase.

PUBLICIDADE

Para entender qual o melhor shampoo para psoríase, entenda que os melhores shampoos para psoríase são aqueles que contém substâncias anti-inflamatórias, pois elas ajudam a reduzir a inflamação.

Outra substância muito importante são os queratolíticos, que auxiliam na descamação do couro cabeludo ao dissolver as placas grossas na pele.

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença crônica inflamatória provocada na pele que pode ter manifestações clínicas distintas, atingindo diversas partes do corpo, até mesmo as articulações, e para piorar, o couro cabeludo.

A causa dessa doença é desconhecida e não tem cura, mas a vantagem é que com as recomendações adequadas, podemos tratar e aliviar seus sintomas de maneiras diferentes, por meio de tratamentos tópicos e sistêmicos.

Mas claro, isso vai depender da região e do nível de inflamação.

Logo, essa inflamação causa irritação na região, dor, manchas avermelhadas e descamações, sendo bem desconfortável para quem a contrai.

PUBLICIDADE

A psoríase no couro cabeludo

Da mesma maneira como em qualquer parte do corpo, a psoríase no couro cabeludo também é uma doença inflamatória crônica, que de acordo com os estudos, a sua principal causa é a predisposição genética.

Assim, entender qual o melhor shampoo para psoríase é de grande valia para conviver melhor com essa condição.

Além do mais, a psoríase no couro cabeludo, geralmente, se agrava quando a pessoa passa por estresse emocional e imunidade baixa, momento em que o sistema hormonal e imunológico reage de maneira negativa no corpo, provocando inflamações na pele.

No inverno, quando a temperatura fica baixa, o risco de contrair essa doença é bem maior.

Nessa época a pele tende a ressecar, além de ficarmos menos expostos ao sol, o que pode contribuir para a piora dos sintomas, visto que os raios solares proporcionam efeito anti-inflamatório nas lesões.

Quando a psoríase atinge o couro cabeludo, os sintomas ficam claramente visíveis em volta dos cabelos, na testa e na nuca, podendo ferir o pescoço e as orelhas.

Geralmente, os sintomas apresentados são escamas brancas, que provocam vermelhidão, descamação, coceira, podendo gerar até mesmo queda dos fios de cabelo.

Como tratar a psoríase no couro cabeludo?

Mesmo que a psoríase não tenha cura, é possível tratá-la para aliviar os sintomas utilizando medicamentos sistêmicos e tópicos, aplicando pomada para psoríase, loções, injeções, comprimidos e também com shampoos específicos, sempre recomendados pelo dermatologista.

Quando indicado a tratamentos tópicos, faz o uso de shampoos, pomadas capilares e loções, além de esmaltes para os indícios clínicos nas unhas.

Mas, para isso é preciso testar e definir qual o melhor shampoo para psoríase para você.

Já para o tratamento sistêmico, o indicado é utilizar comprimidos ou injetáveis para ter o controle no agravamento da lesão.

De qualquer maneira, o médico dermatologista é quem deve indicar o tratamento mais adequado para a psoríase no couro cabeludo.

Shampoo para psoríase no couro cabeludo

Quando a psoríase atingir o couro cabeludo, busque a ajuda de um profissional especialista para avaliar o seu quadro e recomendar-lhe a melhor forma para tratar.

Geralmente, o médico dermatologista recomenda shampoos específicos para psoríase que em suas composições tenham anti-inflamatórios e queratolíticos, elementos esses que são capazes de controlar a doença e melhorar o aspecto da pele.

Além do mais, muitas vezes, quando a pessoa faz o uso de shampoos para psoríase, outros medicamentos são indicados simultaneamente com intuito de proporcionar um alívio para as coceiras e reduzir a descamação do couro cabeludo.

Shampoo para psoríase com cetoconazol

O shampoo para psoríase com cetoconazol é formulado com propionato de clobetasol a 0,05%, sendo um dos mais indicados para realizar o tratamento da psoríase no couro cabeludo.

Logo, esse produto possui efeito corticoide eficaz para controlar e combater a inflamação na pele, o inchaço, coceira, descamação, vermelhidão, porém tem efeito rebote.

Ou seja, o efeito desse produto pode causar o ressurgimento de sintomas antes ausentes ou que estavam controlados em razão do medicamento, mas que aparecem novamente quando o uso é suspenso ou a sua dose diminuída.

Então, consulte um médico dermatologista para conseguir uma recomendação de qual o melhor shampoo para psoríase no momento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.