Qual a chave Pix é mais segura? Confira!

PUBLICIDADE

Qual a chave Pix mais segura? O Pix caiu no gosto popular e se tornou uma das formas mais fáceis de movimentar dinheiro entre contas, fazer pagamentos, pagar e receber dinheiro de maneira instantânea a qualquer dia e hora da semana por meio de chaves cadastradas.

Mas será que, dentre as diversas opções, existe alguma chave Pix mais segura? Quais os cuidados devemos tomar ao cadastrar uma chave e principalmente, ao passar nossa chave Pix para terceiros? Se você ficou curioso para saber quais cuidados são necessários e qual chave Pix é a mais recomendada para cadastro, leia esse post para saber mais.

Qual considerada a chave Pix é mais segura?

Primeiramente, vale ressaltar que a chave pix é super segura para receber seu dinheiro de maneira instantânea, assim como realizar suas transações bancárias com maior facilidade. O cuidado com a chave está relacionado à segurança de seus dados e informações importantes.

PUBLICIDADE
Qual considerada a chave Pix é mais segura
Fonte/Reprodução: original

A chave considerada mais segura é o CPF, uma vez que ela não pode ser cadastrada em outra conta bancária. Porém, é recomendado que, para transações entre pessoas desconhecidas, a chave de sequência aleatória seja utilizada.

Esse tipo de chave Pix possui uma uma sequência de 32 números e letras que são geradas aleatoriamente pelo sistema e são indicadas para esses casos nos quais as movimentações são realizadas com desconhecidos.

Tipos de chave Pix

Entre as opções disponíveis que podem ser cadastradas e utilizadas, a chave Pix mais segura irá depender do contexto da transação. Confira a seguir quais são essas opções:

CPF OU CNPJ

O seu cadastro de pessoa física ou seu cadastro nacional de pessoa jurídica pode ser cadastrado como chave Pix em sua conta bancária.

E-mail

As contas de e-mail também podem ser facilmente cadastradas como chave Pix e vinculadas à sua conta bancária para realizar suas transações.

Chaves aleatórias

As chaves aleatórias são criadas pelo sistema e possuem 32 dígitos entre números e letras. São indicadas para movimentações específicas principalmente quando a transação é realizada com pessoas desconhecidas, a fim de preservar seus dados e informações.

PUBLICIDADE

Celular

Assim como o e-mail, os números de celular (Com DDD da localidade) podem ser cadastrados como chave pix para o recebimento de pagamentos e outras movimentações bancárias.

Antes de cadastrar sua chave pix, é necessário levar em consideração com quem fará suas movimentações, recebimentos e pagamentos. No caso de pessoas conhecidas e de confiança, vale escolher o número de CPF ou CNPJ por ser mais seguro.

Mas no caso das suas transações serem realizadas com desconhecidos, a chave aleatória é a mais indicada. Ou seja, só a partir do contexto da transação pode-se definir qual a chave Pix mais segura para a situação.

Cuidados necessários antes de compartilhar chave Pix

Confira abaixo alguns cuidados necessários antes de compartilhar chave pix:

Coloque seu app em uma pasta

Com o aumento dos roubos e golpes aplicados por criminosos através do Pix, essa modalidade de pagamentos ficou muito visada. Para proteger seus dados e informações, coloque seus aplicativos de banco em pastas ocultas em seu celular e para aumentar a proteção opte por senhas a fim de evitar o acesso.

Autenticação em duas etapas

Funciona como uma proteção extra para proteger seus dados e informações. O login é realizado em duas etapas e geralmente são solicitados os PIN e o dispositivo onde você receberá o código de confirmação que não deve ser compartilhado com ninguém.

Que perigos podem haver em compartilhar o seu CPF?

O CPF é um documento muito importante e, por isso, é necessário ter cuidado redobrado ao passar sua identificação para pessoas desconhecidas, uma vez que com esse dado em mãos junto de outros dados —como seu nome e data de nascimento —, é possível fazer compras , empréstimos, solicitar cartões e outros serviços em seu nome, por isso tenha cuidado com seus documentos e não o compartilhe facilmente e nem com estranhos.

Que perigos podem haver em compartilhar o seu CPF
Fonte/Reprodução: original

O Pix é uma forma super fácil de realizar suas transações bancárias e movimentar seu dinheiro entre contas, por isso tenha cuidado ao cadastrar a sua chave e preze sempre pelo modelo aleatório ao fazer movimentações com desconhecidos, a fim de preservar seus dados e informações pessoais, evitando os golpes.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.