sexta-feira, 19 de agosto de 2022 - 19/08/2022 21:13:23
MundodasTribos

Qual a chave Pix mais segura? O Pix caiu no gosto popular e se tornou uma das formas mais fáceis de movimentar dinheiro entre contas, fazer pagamentos, pagar e receber dinheiro de maneira instantânea a qualquer dia e hora da semana por meio de chaves cadastradas.

Mas será que, dentre as diversas opções, existe alguma chave Pix mais segura? Quais os cuidados devemos tomar ao cadastrar uma chave e principalmente, ao passar nossa chave Pix para terceiros? Se você ficou curioso para saber quais cuidados são necessários e qual chave Pix é a mais recomendada para cadastro, leia esse post para saber mais.

O que este artigo aborda:

Qual considerada a chave Pix é mais segura?

Primeiramente, vale ressaltar que a chave pix é super segura para receber seu dinheiro de maneira instantânea, assim como realizar suas transações bancárias com maior facilidade. O cuidado com a chave está relacionado à segurança de seus dados e informações importantes.

Qual considerada a chave Pix é mais segura

Fonte/Reprodução: original

A chave considerada mais segura é o CPF, uma vez que ela não pode ser cadastrada em outra conta bancária. Porém, é recomendado que, para transações entre pessoas desconhecidas, a chave de sequência aleatória seja utilizada.

Esse tipo de chave Pix possui uma uma sequência de 32 números e letras que são geradas aleatoriamente pelo sistema e são indicadas para esses casos nos quais as movimentações são realizadas com desconhecidos.

Tipos de chave Pix

Entre as opções disponíveis que podem ser cadastradas e utilizadas, a chave Pix mais segura irá depender do contexto da transação. Confira a seguir quais são essas opções:

CPF OU CNPJ

O seu cadastro de pessoa física ou seu cadastro nacional de pessoa jurídica pode ser cadastrado como chave Pix em sua conta bancária.

E-mail

As contas de e-mail também podem ser facilmente cadastradas como chave Pix e vinculadas à sua conta bancária para realizar suas transações.

Chaves aleatórias

As chaves aleatórias são criadas pelo sistema e possuem 32 dígitos entre números e letras. São indicadas para movimentações específicas principalmente quando a transação é realizada com pessoas desconhecidas, a fim de preservar seus dados e informações.

Celular

Assim como o e-mail, os números de celular (Com DDD da localidade) podem ser cadastrados como chave pix para o recebimento de pagamentos e outras movimentações bancárias.

Antes de cadastrar sua chave pix, é necessário levar em consideração com quem fará suas movimentações, recebimentos e pagamentos. No caso de pessoas conhecidas e de confiança, vale escolher o número de CPF ou CNPJ por ser mais seguro.

Mas no caso das suas transações serem realizadas com desconhecidos, a chave aleatória é a mais indicada. Ou seja, só a partir do contexto da transação pode-se definir qual a chave Pix mais segura para a situação.

Cuidados necessários antes de compartilhar chave Pix

Confira abaixo alguns cuidados necessários antes de compartilhar chave pix:

Coloque seu app em uma pasta

Com o aumento dos roubos e golpes aplicados por criminosos através do Pix, essa modalidade de pagamentos ficou muito visada. Para proteger seus dados e informações, coloque seus aplicativos de banco em pastas ocultas em seu celular e para aumentar a proteção opte por senhas a fim de evitar o acesso.

Autenticação em duas etapas

Funciona como uma proteção extra para proteger seus dados e informações. O login é realizado em duas etapas e geralmente são solicitados os PIN e o dispositivo onde você receberá o código de confirmação que não deve ser compartilhado com ninguém.

Que perigos podem haver em compartilhar o seu CPF?

O CPF é um documento muito importante e, por isso, é necessário ter cuidado redobrado ao passar sua identificação para pessoas desconhecidas, uma vez que com esse dado em mãos junto de outros dados —como seu nome e data de nascimento —, é possível fazer compras , empréstimos, solicitar cartões e outros serviços em seu nome, por isso tenha cuidado com seus documentos e não o compartilhe facilmente e nem com estranhos.

Que perigos podem haver em compartilhar o seu CPF

Fonte/Reprodução: original

O Pix é uma forma super fácil de realizar suas transações bancárias e movimentar seu dinheiro entre contas, por isso tenha cuidado ao cadastrar a sua chave e preze sempre pelo modelo aleatório ao fazer movimentações com desconhecidos, a fim de preservar seus dados e informações pessoais, evitando os golpes.

O conteúdo "Qual a chave Pix é mais segura? Confira!" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Licença Maternidade

Licença Maternidade

Velocidade de Conexão da Internet

Velocidade de Conexão da Internet

Entenda como funcionam as experiências de quase morte

Entenda como funcionam as experiências de quase morte

Morre Roberto Civita: criador da revista Veja

Morre Roberto Civita: criador da revista Veja

Pronatec Salvador cursos gratuitos, www.educacao.ba.gov.br

Pronatec Salvador cursos gratuitos, www.educacao.ba.gov.br

www.lojagaleranimal.com.br, Loja Galera Animal Nestlé

www.lojagaleranimal.com.br, Loja Galera Animal Nestlé