Pular café da manhã traz risco à saúde

Muitas pessoas tem o hábito de pular o café da manhã. Isso ocorre devido à correria do dia a dia. Com a modernidade, as…

Muitas pessoas tem o hábito de pular o café da manhã. Isso ocorre devido à correria do dia a dia. Com a modernidade, as pessoas costumam dormir tarde e acabam preferindo ficar um tempo a mais na cama, a “perder” tempo com o café da manhã. Assim, fazem as refeições matutinas, quando as fazem, correndo e sem atenção no que estão comendo.

Porém, estudos mostram que o hábito de não tomar café da manhã, é prejudicial à saúde. Quando dormimos, nosso corpo continua em funcionamento e as reservas de energia diminuem, então, ao acordar, é necessário que nos reabasteçamos para que o metabolismo fique normal.

Ao não fazer a refeição matutina, aumentamos as chances de sobrepeso e obesidade, pois acabamos escolhendo alimentos mais gordurosos nas outras refeições, tentando suprir a necessidade energética. Assim, eleva-se o risco para doenças crônicas, dislipidemia (aumento do colesterol), problemas cardíacos, diabetes e outras.

O café da manhã

Um café da manhã ideal deve ser feito com tranquilidade, sem pressa, até duas horas após acordar, e apresentar carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e minerais.

Aqui vão algumas dicas para um café da manhã saudável:

  1. Prefira integrais como: pães, cereais, granola, biscoitos, torradas. Pois, ajudam no funcionamento do intestino e oferecem uma grande quantidade de fibras, aumentando a sensação de saciedade.
  2. Tome leite, de preferência desnatado, pois ele fornece proteínas, gorduras e cálcio. Outras opções são o queijo claro e a ricota.
  3. Consuma margarina com moderação. Evite a manteiga, pois possui maior quantidade de gordura saturada animal.
  4. Use e abuse dos sucos e frutas naturais e minerais.
  5. Outras opções para incluir no café da manhã são: barras de cereais, iogurtes desnatados, lanches com alface, tomate, cenoura, entre duas fatias de pão integral.
  6. Evite alimentos embutidos como presunto.

Outras dicas 

Para um melhor funcionamento do organismo é importante fazer exercícios físicos, logo pela manhã. Algumas dicas são: fazer uma caminhada, logo pela manhã e praticar alongamentos, diariamente. É importante se hidratar bem, durante os exercícios e evitar os suplementos alimentares sem orientação de um nutricionista.

Leia Também:  Como fazer caixa para maquiagem: Passo a passo

Para aqueles que costumam frequentar a academia logo cedo:

  1. Evite ingerir bebidas cafeinadas como café e chá.
  2. Evite doces e alimentos gordurosos pela manhã;
  3. Coma uma fruta e um carboidrato (barra de cereal, pão, torrada, cereais, sempre dando preferência aos integrais);
  4. Não treine de estômago vazio. Alimente-se ao menos uma hora antes da realização das atividades.

Top