Dicas para evitar pesadelos na hora de dormir

Dicas para evitar pesadelos na hora de dormir

Uma grande parte da população relata que apresenta dificuldades para dormir. Em geral, esse problema tem ligação direta com a manifestação de pesadelos que…

Por Editorial MDT em 19/08/2013

Uma grande parte da população relata que apresenta dificuldades para dormir. Em geral, esse problema tem ligação direta com a manifestação de pesadelos que acabam perturbando o sono. Conheça abaixo algumas dicas para evitar pesadelos na hora de dormir.

As crianças são mais comumente afetadas pelos pesadelos. (Foto: divulgação)

Pesadelo – um problema infantil

De acordo com especialistas, ter pesadelo esporadicamente, é algo fisiológico. No entanto, quando isso começa a se tornar repetitivo é sinal de uma doença mais grave. Os dados mostram que a prevalência do pesadelo gira em torno de 2% a 6% da população mundial, tendo maior incidência na população infantil.

Combatendo os pesadelos

Na década de 70, o psiquiatra Allan Hobson, demonstrou que o cérebro permanece ativo e consciente, mesmo durante o sono. Através dessa descoberta, ele criou técnicas que visavam o controle direto dos sonhos. Atualmente, baseando-se na técnica do psiquiatra, utiliza-se a terapia de ensaio da imagem. Esse tratamento é baseado na imaginação do que se deseja sonhar, organizando e registrando as imagens antes de dormir. Além disso, os especialistas afirmam que a pratica de exercícios físico reduz pela metade a possibilidade de ocorrer pesadelos noturnos.

Estresse pós-traumático X pesadelo

O pesadelo é uma manifestação muito comum entre os indivíduos que sofreram algum trauma. Devido a isso, diversos testes foram iniciados, inclusive com o uso de alguns medicamentos. Entre os remédios que trazem vantagens ao sonhos, está a prazosina. Esta age diretamente nos receptores de adrenalina que estão hiperestimulados durante os pesadelos. Apesar dos benefícios, é importante mencionar que essa medicação só está indicada no caso de recorrência de pesadelo, sendo eu as situações vividas são extremamente desagradáveis.

O pesadelo frequente pode trazer diversos prejuízos à vida do indivíduo. (Foto: divulgação)

Mudando os hábitos noturnos

A cada novo dia, a medicina do sono acaba descobrindo novas informações sobre esse período essencial do nosso dia. Apesar disso, existem algumas lendas urbanas que possuem relação direta com a manifestação do pesadelo noturno. Entre elas, podemos citar:

  • Evitar o consumo excessivo de alimentos durante a noite;
  • Dormir cedo;
  • Evitar realizar tarefas estressantes no período noturno.

Consequências do pesadelo

Em geral, indivíduos que apresentam pesadelos noturnoscostumam ser mais ansiosos, depressivos e possuem maior chance de desenvolver vícios, como o tabagismo. Por isso, muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, diante de pesadelos recorrentes.

Conheça algumas dicas de como prevenir os pesadelos. (Foto: divulgação)

Os pesadelos podem ser algo normal na vida do indivíduo. Porém, dependendo da frequência do problema, é importante que a pessoa busque a orientação de um especialista.

Top