Projeto de parque sustentável vence concurso nacional

  O assunto sustentabilidade tem se tornado comum, isso porque a população tem observado que se a preocupação com o meio ambiente e seus…

 

O assunto sustentabilidade tem se tornado comum, isso porque a população tem observado que se a preocupação com o meio ambiente e seus recursos naturais não for verdadeira daqui alguns anos os seres humanos, e o planeta, pagarão por esse erro. Vários projetos têm como objetivo fazer com que a sustentabilidade ambiental se torne algo típico na vida das pessoas, transformado situações e lugares em ambientes onde o desperdício não é tolerado, e apenas o necessário seja usado, um exemplo disso são projetos de parques sustentáveis.

O concurso Nacional de Paisagismo Urbano é um desses projetos que visam a sustentabilidade ambiental, foi por isso que aconteceu de um parque sustentável vencer o concurso nacional.

O vencedor do concurso nacional de sustentabilidade foi projetado pelo escritório Jasmim Manga, de São Paulo. Neste concurso os projetos tinham como meta sustentável revitalizar as lagoas dos Oiteiros, que fica em Penedo no Alagoas, e foi o parque do escritório Jasmim. O parque se adequou a meta proposta pelos organizadores do 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano.

Segundo o projeto que venceu o concurso nacional de sustentabilidade, a praça contará um espaço voltado a caminhada e com equipamentos para atividades físicas, dessa maneira os visitantes poderão aproveitar a paisagem e se exercitar. O parque também tem anfiteatro e mirante para apresentações e feiras voltadas a artesanatos.  A pista será feita de um material especial para absorver a água da chuva, água essa usada para a irrigação. A energia solar também será utilizada no parque sustentável. Todo o projeto contou com a parceria do SRLA Studio, que é um escritório americano.

A organização do Concurso foi feita pela Prefeitura de Penedo junto com a Associação Nacional de Paisagismo, contou também com a Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas. Toda a reforma da Lagoa dos Oiteiros deve começar no próximo ano. Assim como a Lagoa dos Oiteiros, a praça central de Ipameri em Goiás  e o parque Lagoa dos Pássaros em Arthur Nogueira também foram reformados com projetos sustentáveis vencedores dos concursos nacionais de paisagismo e sustentabilidade anteriores, o que prova que não é apenas um concurso para chamar a atenção da mídia, mas sim um movimento que busca pela melhoria dos lugares já existentes e pela preservação dos nossos recursos naturais, usando projetos de profissionais com a mesma visão sustentável.

Top