1 a 8 de junho: Semana Mundial do Meio Ambiente

A semana mundial do meio ambiente representa uma ótima oportunidade para pensar e refletir sobre o assunto. ONGs e instituições costumam aproveitar a ocasião…

A semana do meio ambiente serve para pensar sobre as iniciativas de preservação.

A semana mundial do meio ambiente representa uma ótima oportunidade para pensar e refletir sobre o assunto. ONGs e instituições costumam aproveitar a ocasião para divulgar as ideias de sustentabilidade e preservação, além de mostrar às pessoas os riscos que o descaso com o meio ambiente pode causar.

O ser humano não seria nada se não fosse pelo meio ambiente. O homem vive em um espaço que oferece recursos vivos e não-vivos para a sua sobrevivência, mas nem sempre valoriza tudo isso que lhe é ofertado de graça. Muito pelo contrário, o ser humano tem retribuído com poluição e todas as formas de degradação ambiental.

Para valorizar tudo aquilo que o meio ambiente oferece, é importante atuar em ações que defendem os animais, a qualidade do ar, as florestas, os rios, mares e todos os recursos naturais. As pequenas atitudes tomadas pelo homem no seu cotidiano podem fazer a diferença, como não desperdiçar água, reciclar, reduzir a emissão de gases poluentes e não jogar lixo nas ruas.

Medidas para cuidar do meio ambiente devem ser adotadas com mais frequência.

Quando o ser humano não adota atitudes para preservar e cuidar do meio ambiente, ele mesmo acaba sendo afetado. A degradação causa a escassez de recursos naturais, diminui a qualidade de vida e também ameaça às condições de vida na Terra, como revelou a tese do aquecimento global.

Depois de séculos de poluição, é possível notar melhorias na preservação do meio ambiente. As empresas estão investindo mais na ideia de sustentabilidade e, aos poucos, as pessoas procuram desenvolver uma consciência ecológica. Entretanto, a sociedade ainda tem muito o que evoluir para conseguir preservar o meio ambiente.

Leia Também:  Conheça 7 práticas sustentáveis que fazem a diferença

Saiba mais: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Origem da semana do meio ambiente

Uma conferência da ONU deu origem ao dia do meio ambiente.

A semana comemorativa tem como finalidade aproveitar o dia do meio ambiente, celebrado em 5 de junho. A data foi criada em 1972, após um encontro realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reuniu vários representantes para debater sobre os problemas ambientais.

A conferência promovida pela ONU foi grande e visível. Ela mobilizou 113 países e 250 organizações não governamentais para tratar sobre a degradação ambiental. O evento que reuniu pessoas de todas as partes do mundo foi muito importante para debater sobre assuntos relacionados à poluição do solo, da água e do ar, além da extinção de determinadas espécies de animais.

Veja também: Curso de meio ambiente gratuito

O Brasil e o meio ambiente

O trabalho de preservação ambiental começou a ser realizado no Brasil em 1974, por meio da Secretaria Especial do Meio Ambiente. A iniciativa já tinha como objetivo conscientizar a população e incentivar os brasileiros a adotar hábitos ecologicamente corretos.

Top