Programa de Crédito Fundiário – Como Funciona

Programa de Crédito Fundiário – Como Funciona

O Programa de credito Fundiário é um projeto que tem como objetivo o combate a pobreza rural e a nossa primeira terra. Com este projeto os agricultores sem terra poderão dispor de recursos para comprar um pedaço de terra a qual poderão tirar o seu sustento, esta é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através do Projeto Piloto de Reforma Agrária Solidária, no Âmbito do Projeto São José. Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento de um novo modelo de Reestruturação Agrária para que os trabalhadores sem terra minifundiários que através de sua associação podem negociar sua aquisição de terra diretamente com o proprietário rural obtendo financiamento reembolsável para a aquisição da terra, e financiamentos não reembolsável para os investimentos de infra-estrutura e produtivos.

Onde este projeto atua?

A área de atuação do projeto abrange todo o Estado do Ceará, com apenas exceção dos municípios de Maracanaú, Fortaleza e Eusébio, pois estes estados têm uma população rural insignificante e a sua vocação econômica esta voltada para o desenvolvimento industrial.

Quem pode participar deste projeto?

Pode participar deste projeto os trabalhadores rurais sem terra e os que possuem pouca terra.

O que pode ser financiado pelo Projeto?

Este projeto foi criado para financiar a aquisição de imóveis rurais que sejam com o objetivo de assentar famílias rurais através da apresentação pela sua Associação de Subprojetos para a Aquisição de Terras, SAT, desta maneira ele visa redistribuir as terras do estado usando esta atitude como meio de combater a pobreza rural.

Quais são as condições do financiamento?

O teto por família e as condições a baixo:

  • Valor do Financiamento p/ família:
  1. Até R$ 5.000,00 – taxas de juros 3% – prazo do pagamento 14 anos – carencia24 meses – bônus por adimplência 30 a 40% – bônus preço de referencia até 10%.
  2. Acima de 5 a 15 mil – taxas de juros 4% – prazo de pagamento 14 anos – carência 24 meses – bônus por adimplência 30 a 40% – bônus preço de referencia até 10%.

O governo do estado quer favorecer famílias carentes para que diminua o índice de pobreza desta região e favorecendo desta maneira o desenvolvimento sócio econômico do estado do Ceará.

Para informações:

As pessoas interessadas em participar do projeto Credito Fundiário podem obter maiores informações nos sites www.creditofundiario.org.br , www.seagri.ce.gov.br programas e projetos Credito Fundiário.

One Response - Add Comment

Reply