8 Dicas para poupar dinheiro em tempos de crise

Confira 8 dicas para poupar dinheiro em tempos de crise. Economizar exige muita cautela e planejamento, os gastos devem ser controlados para que as…

Confira 8 dicas para poupar dinheiro em tempos de crise. Economizar exige muita cautela e planejamento, os gastos devem ser controlados para que as dividas não ocupem a maior parte do orçamento.

8 Dicas para poupar dinheiro em tempos de crise. (Foto Ilustrativa)

8 Dicas para poupar dinheiro em tempos de crise. (Foto Ilustrativa)

Como efeito da crise econômica tudo se torna mais caro, mas o aumento da inflação também eleva os juros, o que é um incentivo para quem pretende passar a economizar e guardar dinheiro. Sem elencar prioridades ou determinar o uso de cada centavo fica impossível se manter livre de parcelamentos e dívidas atrasada.

Veja também: Como economizar dinheiro gastando pouco

8 Dicas para poupar dinheiro em tempos de crise

Veja 8 Dicas para poupar dinheiro em tempos de crise:

Quite as dívidas

Antes de começar a poupar qualquer quantia, é necessário poupar as dividas. Some todos os parcelamentos e identifique quanto tempo será necessário para se livrar das contas. Vale ressaltar que durante essa análise não se deve incluir as despesas fixas do mês, como telefone, supermercado, água e luz, a não ser que elas estejam atrasadas.

Tenha uma meta

Após se livrar das dividas atrasadas e parcelamentos, é preciso ter uma meta e definir porque o dinheiro deve ser poupado. Guardar dinheiro sem ter um objetivo em mente é mais difícil, pois não há nenhum incentivo. Determine também o valor que deve ser conquistado, pode ser a quantia necessária para comprar um carro, uma casa, um curso, uma viagem ou até mesmo para se prevenir de ficar no vermelho.

Fica mais fácil juntar dinheiro quando se tem uma meta. (Foto Ilustrativa)

Fica mais fácil juntar dinheiro quando se tem uma meta. (Foto Ilustrativa)

Faça uma planilha de gastos

Faça uma planilha e liste todas as suas despesas mensais, água, luz, telefone, supermercado, gasolina, entre outros. Todos os gastos devem estar na planilha, por menor que seja, o objetivo é ter controle. Após verificar a quantia média que é gasta mensalmente, escolha um valor para guardar na poupança.

Reserve uma quantia para gastos supérfluos

Inclua na planilha uma categoria específica para gastos supérfluos. Por mais que pareça desnecessário e incoerente, eles não deixam de existir mesmo quando a intenção é economizar. Se antes você gastava 30% do seu salário com restaurantes, compra de roupas, idas ao shopping, entre outros, determine na sua planilha que apenas 10% estarão disponíveis para coisas do tipo.

Leia mais: Como ganhar dinheiro no carnaval, dicas

Quais são os gastos prioritários

O corte de gastos é necessário para economizar, mas nem tudo deve ser incluso nessa lista. Para definir quais são as suas prioridades faça uma breve análise da sua própria rotina e observe tudo que você utiliza e precisa para que ela não se torne uma bagunça, como por exemplo, meio de transporte, escola dos filhos perto de casa, comida, água e energia elétrica. Os gastos prioritários não devem ser cortados do orçamento, o máximo que se pode fazer é economizar para que seus valores sejam reduzidos.

Corte alguns gastos

Muitos dos gastos mensais são desnecessários. Se estiver muito endividado ou se o salário é proporcional às despesas e fica impossível guardar, é sinal de que é preciso abandonar alguns hábitos temporariamente. Evite comer em restaurantes todos os dias ou ir ao shopping nos finais de semana, a tv por assinatura pode ser inútil se todos trabalham e passam o maior tempo fora de casa, o plano do celular pode ser trocado por um mais barato ou até mesmo se tornar pré-pago.

Lista de compras no supermercado

A maior parte da renda mensal é gasta no supermercado. As listas de compras podem auxiliar a reduzir os gastos com comidas e produtos de higiene, através dela apenas o necessário será colocado no carrinho e o desperdício também será evitado. Além disso, é bom evitar fazer compras acompanhado por crianças ou com muita pressa.

Quanto guardar por mês

Guarde pelo menos 30% do que você ganha por mês. (Foto Ilustrativa)

Guarde pelo menos 30% do que você ganha por mês. (Foto Ilustrativa)

O ideal é poupar 30% do salário todo mês, porém, nem sempre isso é possível. Nesse caso, o poupador pode começar guardando 5% e aumentar a porcentagem gradualmente até atingir os trinta. Lembre-se que quanto mais dinheiro economizar, mais rápido a meta será alcançada, portanto, estabeleça um prazo para conseguir poupar a quantia ideal.

Veja também: Como ganhar dinheiro com palestras

Aproveite as 8 dicas para poupar dinheiro em tempos de crise. Economizar é a melhor maneira de manter a vida financeira estável e conseguir comprar tudo o que deseja. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre economia.

 

Top